Através dos Cras, as famílias de Maceió têm acesso aos serviços socioassistenciais
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inicia nos próximos meses a construção de uma unidade modelo de Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O novo equipamento social será construído no bairro de Ipioca e atenderá os moradores locais e de regiões circunvizinhas.
Atualmente, Maceió conta com 13 unidades de Cras. Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, a nova unidade ampliará a cobertura da rede socioassistencial na região. “Com a nova unidade, iremos aumentar a cobertura do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), fortalecendo os vínculos familiares, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou a gestora.
O Cras Ipioca será uma unidade de referência em Maceió. Com um espaço amplo e confortável para os usuários e profissionais, o projeto prevê maior funcionalidade e privacidade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social da região e contará também com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Hoje os Cras de Maceió funcionam em espaços adaptados para atender a demanda do serviço. Com a construção de uma unidade modelo, estamos dando um passo importante na Política de Assistência Social”, completou Celiany Rocha.
Os Cras atuam como a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Nas unidades também são realizadas atividades com grupos de convivência, que trabalham a qualidade de vida de crianças, jovens e idosos. A nova unidade do Cras ficará localizada na Rua da Igreja, no bairro de Ipioca.
