O Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta terça-feira (13) mais uma conferência regional de saúde mental. A ação será realizada em Maceió, na Faculdade de Direito do Cesmac, no auditório Íris II, localizada à rua Íris Alagoense, no Farol, a partir das 18h. Na quarta-feira (14), a conferência prossegue durante todo o dia. Na quinta-feira (15), a ação será realizada em Arapiraca.
A iniciativa é voltada para os profissionais de saúde, gestores públicos, usuários e familiares da primeira região de saúde. As conferências regionais fazem parte da preparação para a conferência nacional, que acontecerá no final de junho em Brasília.
Durante o encontro, serão discutidos temas como a participação social, formulação de políticas e controle social, reforma psiquiátrica, saúde mental, atenção primária, reforma sanitária e o Sistema Único de Saúde, promoção da saúde, justiça e sistema de garantia de direitos e comunicação, informação e relação com a mídia.
“O foco principal das conferências tem sido a intersetorialidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários da saúde mental. Durante as etapas regionais estão sendo discutidas propostas baseadas nos eixos de saúde mental e política de Estado, consolidação da rede de atenção psicossocial e direitos humanos e cidadania”, ressaltou o gerente do Núcleo de Saúde Mental, Berto Gonçalo, destacando a importância da participação da sociedade e da humanização dos serviços.