A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), tomará posse como membro do Conselho Fiscal, do Controle Interno Nacional, no biênio 2014/2015. Maceió foi eleita por unanimidade para participar do Conselho, juntamente com as capitais Fortaleza e Vitória, e os estados de Goiás e Acre. O coquetel para posse acontece nesta quarta-feira (26), durante a realização da 11ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Brasília (DF).
Para o secretário municipal de Controle Interno, Fellipe Mamede, os controles internos vivem um momento ímpar diante da aprovação da PEC 45/2009 no Senado, que segue para aprovação da Câmara dos Deputados. “O Conaci também vive um importante momento, considerando que nos últimos três anos ele cresceu e se fortaleceu. A atual gestão tem o desafio de dar andamento às ações já iniciadas e de avançar, elevando-o a patamares ainda maiores, consolidando a sua importância e credibilidade como entidade de representação do Controle Interno Nacional perante entidades e organismos brasileiros e internacionais”, disse o secretário.
Mamede ainda reforçou a participação da Prefeitura de Maceió nessa história. “Ingressar no Conaci para obter conhecimento e contribuir com os debates e ações de fortalecimento da gestão, de promoção da transparência e de prevenção e combate à corrupção foi uma determinação do Prefeito Rui Palmeira”, complementou o gestor.
A 11ª Reunião Técnica, que ocorrerá em Brasília, nos dias 26 e 27 de março, está sendo organizada em parceria com a Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC – DF) e Controladoria-Geral da União (CGU), contando com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (SDE – DF) e do Sindicato de Finanças e Controle do Distrito Federal (Sindifico).
Homenagem
Na ocasião, o Conaci homenageará personalidades que contribuíram para o fortalecimento institucional da entidade e para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do controle interno governamental e social no Brasil, reconhecendo-os pelo relevante serviço prestado à sociedade. Serão agraciados com a Comenda Honra ao Mérito em Controle Interno, personalidades como os senadores Eunício de Oliveira (PMDB-CE) e Inácio Arruda (PC do B – CE), bem como o então senador e atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage.
A comenda vai homenagear gestores que se empenharam para impulsionar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 45/2009, PEC que busca afirmar no âmbito constitucional, o controle interno como função essencial à administração pública.
