Principal objetivo é a socialização das experiências realizadas pelos profissionais
O combate ao trabalho infantil em Maceió é tema de um seminário promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) nesta sexta-feira (12), quando é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O evento marca o início da campanha da Prefeitura de Maceió de combate a esta prática.
Com o tema “Trabalho Infantil: Realidade e Perspectiva”, o seminário tem como principal objetivo a socialização das experiências realizadas pelos profissionais da Semas e a atualização, através da integração entre os órgãos, das políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes flagrados nessa situação.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 4.595 jovens vivem em situação de trabalho infantil em Maceió (dados de 2010). Atualmente, a maior incidência dos casos que envolvem a exploração da mão de obra infantil com fins de trabalho remunerado está nos sinais de trânsito e nas feiras livres da capital.
Celiany Rocha, secretária de Assistência Social de Maceió, destaca que a campanha deste ano em Maceió será focada no combate à prática de trabalho infantil nos sinais de trânsito, uma vez que é cada vez mais comum encontrar crianças vendendo produtos ou serviços nos semáforos. “Nossa proposta é conscientizar a população a não comprar ou contratar serviços ofertados por crianças. Muita gente acredita que está ajudando, mas acaba contribuindo para manter esta criança nas ruas e longe da escola e de atividades de inclusão social”, explicou.
A Semas atua no monitoramento e no encaminhamento dos diagnósticos sociais que registram este tipo de atividade com os serviços de inserção dos jovens aos programas de inclusão social. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende cerca de mil crianças e adolescentes nos cinco Centros de Convivência, é uma das ações responsáveis pelo maior número de atendimentos da ocorrência. Nestes Centros de Convivência, crianças e adolescentes, encontrados em situação de trabalho infantil, têm a oportunidade de desenvolver atividades de inclusão social no contraturno escolar.
A secretária de Assistência Social explica também que a Semas também possui outros equipamentos que auxiliam na luta contra o trabalho infantil. “Os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) também são portas de entrada para os programas da Secretaria, que promovem à qualidade de vida dos nossos usuários. Mas, a gente também se preocupa com a educação familiar e, por isso, trabalha com todo o contexto social dos membros familiares”, disse.
Ainda dentro da divulgação das ações estratégicas, adotadas pela Prefeitura de Maceió, para buscar situações vulneráveis que ainda não recebem o acompanhamento do poder público, a Semas vai lançar, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – lembrado em 12 de junho -, a unidade móvel do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O Peti Volante vai contar com equipe especializada para levar, aos principais pontos da cidade, as ações sociais de inclusão.
O I Seminário de Combate ao Trabalho Infantil vai acontecer na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, a partir das 8h. Além dos representantes da Semas, estarão presentes membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e de outros órgãos e entidades ligados à causa.
