Ação foi lançada em julho de 2013 pelo Governo Federal
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) fez a adesão ao Programa Mais Médicos 2015 e terá três médicos generalistas brasileiros que integram o programa. Os profissionais começam a trabalhar a partir de segunda-feira (2). As Unidades de Saúde da Família (USF) que vão receber os profissionais são: Carla Nogueira (Benedito Bentes), São Francisco de Paula (Grota do Arroz) e Guaxuma (litoral norte). Segundo a coordenadora do PSF da Secretaria, Zilda Melo, a adesão tem vigência de três anos.
O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal. As vagas foram destinadas, inicialmente, aos profissionais com diploma obtido no Brasil ou certificados pelo Revalida (exame nacional de revalidação de diplomas estrangeiros) interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema emergencial para o país.
Para isso, as exigências aos médicos estrangeiros incluem que o curso de medicina tenha o mesmo tempo de formação dos médicos brasileiros, autorização para livre exercício da profissão em seu país de origem, conhecimentos em língua portuguesa e ter sido originado de um local onde a proporção de médicos para cada mil habitantes seja superior à brasileira (atualmente 1,8).
Esses profissionais recebem uma bolsa mensal do Governo Federal no valor de R$ 10 mil. Em 2014, o município de Maceió fez a adesão para dois médicos cubanos que atuam na USF do Virgem dos Pobres.
