×

Cultura

Capela sedia a Conferência Intermunicipal da região do Paraíba 2011

Evento visa discutir as ações para a elaboração do Plano Estadual de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Capela, por meio da Secretaria de Cultura do município realizou, sexta-feira, (30), a Conferência Intermunicipal de Cultura do Vale do Paraíba 2011, o evento contou com a participação de autoridades locais, gestores de cultura e da comunidade da região.

O evento tem como objetivo discutir as ações para a elaboração do Plano Estadual de Cultura. Participaram da abertura do evento o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o prefeito de Capela, Adelmo Moreira, o representante do Ministério da Cultura-Regional NE, Reinaldo Freire e a secretaria de cultura do município de Capela e o artesão, João das Alagoas. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

Logo após a abertura, o secretario de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, agradeceu a parceria do município em sediar a conferência e falou da importância da realização das conferências intermunicipais nas regiões do Estado. “A cultura acontece nos municípios, por isso a importância de se discutir as demandas e as necessidades regionalmente, valorizando a cultura em todo o Estado.”, destacou.

O perfeito de Capela, Adelmo Moraes, falou das expectativas para o município com a realização da conferência. “Esperamos que Capela possa dar sua contribuição na construção do Plano Estadual de Cultura, juntamente com os demais municípios da região.”, afirmou.

Para a secretária de cultura de Capela, Jailda Moraes, “A conferência irá fortalecer a cultura do Vale do Paraíba e fomentar ações para o desenvolvimento da cultura local.”, ressaltou.

Logo após a abertura, foram iniciados os trabalhos de discussão das ações propostas pelos participantes que foram divididos em cinco grupos com os principais eixos do plano: Reconhecimento e valorização da diversidade; Proteger e promover as artes e expressões culturais; Universalizar o acesso dos alagoanos à arte e à cultura; Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico; Estimular a organização de instâncias consultivas e construir mecanismos de participação da sociedade civil.

Também realizarão Conferências Intermunicipais de Cultura as regiões Sul, Norte, Agreste, Vale do Mundaú, Sertão Alagoano e Bacia Leiteira.