×

Penedo

Capela da Ordem Terceira também deve ser restaurada

Capela da Ordem Terceira franciscana deverá ser recuperada pelo Iphan

A capela da Ordem Terceira, espaço destinados aos frades franciscanos na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos em Penedo, deverá ser totalmente restaurada. A próxima intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no complexo conventual situado em Penedo foi anunciada nesta quinta-feira, 21, durante solenidade de entrega de mais uma etapa de recuperação do patrimônio tombado em nível federal.

De acordo com o superintende estadual do Iphan, o arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo, a restauração da capela da Ordem Terceira será incluída no plano plurianual de ações de órgão. A proposta agrada aos franciscanos, religiosos que pretendem instalar em Penedo um memorial em homenagem à Restauração da Província, denominação ao movimento ocorrido em 1889 que trouxe de volta a ordem religiosa para o Brasil, conforme o Frei Zezinho, guardião do convento de Penedo, explicou para a reportagem do aquiacontece.com.br.

Frei Camilo de Lellis

“Nessa época, por questões de decreto da Coroa Portuguesa, o Brasil tinha apenas nove frades franciscanos, então o Frei Camilo de Lellis, que está sepultado neste convento, apelou para Roma e conseguiu a vinda de frades alemães para cá. Nós já tínhamos dezenove conventos históricos, sendo que esses noves frades estavam em apenas dois locais, Salvador e Recife. Graças a atuação do Frei Camilo, somente entre 1889 e 1891, cerca de 120 frades alemães se instalaram no Brasil”, relatou Frei Zezinho sobre a intervenção que permitiu a continuidade dos trabalhos dos franciscanos na então colônia portuguesa.

A importância da articulação coordenada por Frei Camilo de Lellis, homenageado com seu nome na praça situada em frente ao convento, merece a instalação de um memorial, segundo os franciscanos que contam inclusive com material para enriquecer o acervo. “Nós pensamos em instalar o memorial da Restauração da Província em três salões, inclusive temos quadros, partituras, manuscritos e também fotografias de frades alemães”, ressaltou Frei Zezinho sobre mais uma casa de memória para o convento que já conta com seu próprio museu.

Convento ainda pode realizar celebrações à noite

A satisfação dos franciscanos com a prioridade para recuperação da capela da Ordem Terceira e também a possibilidade de instalação do memorial só não foi completa porque a igreja conventual ainda pode ser usada para celebrações religiosas noturnas. Problemas na instalação elétrica causam superaquecimento nas lâmpadas, causando estouro nos refletores instalados no interior da igreja, dano que causa risco aos fiéis.

A rede não foi devidamente recuperada durante os trabalhos realizados em 2004, quando o convento foi interditado pelo Corpo de Bombeiros devido ao risco de incêndio causado por curto-circuito. Apesar disso, o Iphan e a prefeitura de Penedo se comprometeram em solucionar o problema até o próximo dia 30, quando os franciscanos pretendem reabrir a igreja para as celebrações religiosas, recomeçando com o Tríduo em homenagem à padroeira Nossa Senhora dos Anjos.