Capacitação será no Centro Cultural
Coordenado pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a capacitação do Programa Criança Feliz chega a sua segunda etapa. Nesta sexta-feira (5), será realizado o treinamento de 240 profissionais, entre supervisores e gestores, que atuarão no Programa. A capacitação será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, às 8h, no bairro do Jaraguá, em Maceió, e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Renata Calheiros.
Este segundo momento de capacitação tem como objetivo dar o suporte necessário para os profissionais possam montar suas próprias redes de gestão, com supervisores, gestores e visitadores e, com isso, executem de forma eficiente as ações de fortalecimento familiar e nutricional direcionadas a gestantes e crianças na fase da primeira infância, previstas pelo Programa. O treinamento ficará a cargo da Seades e seguirá as mesmas metodologias utilizadas no treinamento dos multiplicadores, que ocorreu no mês de fevereiro.
Para o Secretário da Seades, Fernando Pereira, o comprometimento dos gestores municipais é fundamental para o desenvolvimento das atividades do Programa Criança Feliz. “Será um dia intenso de treinamento e a equipe da Seades estará presente, junto aos gestores e técnicos, para auxiliar nessa capacitação. A parceria entre municípios e o Estado é imprescindível para o fortalecimento e ampliação da assistência social em Alagoas”, explica o secretário.
O secretário lembrou que Alagoas foi considerado o estado com maior número de adesões ao Programa Criança Feliz. Dos 86 municípios aptos a participarem do Programa, 84 concluíram todas as etapas do processo, o que representa 97% de adesão e ressalta a importância do Governo do Estado para a conquista desse número.
“O alto índice mostra que os gestores municipais estão alinhados às políticas públicas do Estado e estão empenhados em fortalecer o núcleo familiar nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças. O governador Renan Filho é um parceiro nesse programa, e assim como ele, estamos empenhados em construir um novo futuro para Alagoas”, completou Pereira.
Na avaliação da superintendente de Assistência Social da Seades, Elis Correia, que estará a frente da capacitação, o Criança Feliz, quando posto em prática, trará celeridade ao desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade.
“Sabemos que a falta de estímulo no desenvolvimento de habilidades e competências nos primeiros anos de vida podem refletir negativamente no futuro dessas crianças e o Programa Criança Feliz chega para nos ajudar a preencher essa lacuna, minimizando possíveis impactos no futuro delas”, diz Elis Correia.
A meta do MDSA e do Governo do Estado para 2017 é beneficiar 12.700 gestantes e crianças alagoanas de 0 a 6 anos dentro das ações do Criança Feliz.
