×

Alagoas

Capacitação de tutores começa no próximo dia 28 em Alagoas

Mais de 200 pessoas participaram da capacitação sobre o PNAIC

Mais de 200 pessoas estiveram reunidas no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor) no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa), nesta sexta-feira (18), para receber instruções acerca do início da capacitação dos instrutores do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Iniciativa do Governo Federal, o PNAIC tem como objetivo alfabetizar todas as crianças das escolas públicas em Língua Portuguesa e Matemática até o 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa tem como um dos principais eixos a formação continuada de professores alfabetizadores. Em Alagoas, o lançamento e adesão ao programa ocorreram no ano passado.

“Aproveitamos o encontro de hoje para passar informes sobre a formação aos coordenadores municipais do PNAIC, visto que serão eles os responsáveis pelo planejamento, organização e monitoramento do andamento do programa em suas regiões. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), responsável pela coordenação do programa em Alagoas, vai acompanhar todo o trabalho desenvolvido pelos municípios e, por meio desta parceria, almejamos obter melhorias para a educação pública de nosso estado”, afirma a coordenadora estadual do PNAIC, Maria do Carmo Silveira.

Formação

O processo de formação dos instrutores do PNAIC em Alagoas será conduzido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel).

Após o curso do próximo dia 28, os instrutores participam de quatro encontros de acompanhamento nos meses de fevereiro, abril, agosto e outubro. Em dezembro, eles concluem o processo de formação apresentando suas experiências em um seminário.

Paralelamente, os instrutores trabalharão com os professores cursistas de seus municípios em cursos de 80 horas divididos em oito módulos de dez horas. “Ao todo, os orientadores receberão carga horária de 200h em capacitação, enquanto para os professores alfabetizadores este quantitativo será de 120h. Inicialmente, a formação será na área de Língua Portuguesa, mas a estimativa é de que, já em 2014, iniciemos qualificação similar em Matemática”, adianta a técnica da UFPE responsável pela formação, Ivone Pedrosa.

Expectativa

Os coordenadores municipais estão otimistas em relação aos resultados do programa em Alagoas. Renan Pereira, de Jundiá, acredita que o PNAIC ajudará a corrigir problemas de distorção de idade/série.

“Somos um município pequeno e muitos de nossos alunos de Educação de Jovens e Adultos, o EJA, desistem dos estudos quando chega o período de moagem da cana-de-açúcar em busca de trabalho nas usinas. Com o PNAIC, este problema deverá ser solucionado, pois os alunos estarão devidamente alfabetizados até o 3º ano do Ensino Fundamental”, estima.

Delma Ferreira, de Coité do Noia, também acredita em mudanças na educação após o programa. “Temos casos de alunos que chegam à 5ª série com dificuldade de leitura. Estamos muito otimistas em relação ao PNAIC e acreditamos que, após o programa, esse quadro não se repetirá”, fala.