A cantora Silvia Nazário retorna à terra natal e relembra sua trajetória artística, na próxima sexta-feira (16), data em que se comemora a Emancipação Política de Alagoas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, a partir das 20h. O show vai comemorar os 25 anos de carreira da cantor.
O show contará com a participação especial da Trupe Acorda a Voz, grupo musical muito conhecido em Alagoas, na década de 80, que se reunirá para prestar uma homenagem à sua ex-integrante. Além de Silvia, formavam a trupe os músicos José Vanderlei, Leonardo Arecippo (arranjador), Suzy Nazário, Teca, Eunicia Canuto, Gustavo Gomes, Altair Roque e Marcelo Lins.
Radicada há 20 anos em Portugal, a cantora alagoana que teve sua trajetória artística iniciada como atriz e na música como compositora, comemora à volta aos palcos alagoanos. “Estou muito emocionada em poder comemorar com aqueles que iniciaram junto comigo essa história”, afirmou.
Em 86, Silvia recebeu seu primeiro convite para cantar profissionalmente e desde então, são mais de duas décadas dedicadas exclusivamente à música. Mesmo tendo referência nos grandes compositores e intérpretes da música popular brasileira, Silvia declara, “Alagoas é meu berço musical.” “A musicalidade alagoana me serviu de fonte inspiradora”.
A noite será de recordações e de músicas que marcaram a carreira da artista. A cantora irá brindar o público com clássicos como O Bêbado e o Equilibrista (João Bosco), Águas de Março (Jobim), Chico Hipocondria (Pingarilho), Cajuína (Caetano), Barato Total (Gilberto Gil), Sambeira (Silvia), entre outros. Os músicos Felix Baygon (baixo elétrico) e Carlos Bala (bateria), completam a banda. A direção musical é de Claudio Kumar e produção de Vanderlei.
A realização do show tem o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteral), da CIM Comunicação e das Usinas Seresta e Coruripe.
Trajetória
Natural de Maceió, Silvia Nazário iniciou seus passos artísticos aos 13 anos, como atriz e compositora de suas primeiras letras para pequenas peças musicais. Atuou de 1984 a 1985 no coral da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Conquistou o Prêmio Caymmi 89, como intérprete e melhor direção musical em seu espetáculo “Catavento”.
A cantora possui cinco discos editados: “Menino dos Olhos de Sol” (1993, Discossete); “Acorda Anjo” (1996, UEMBK) – editado em Portugal e no Brasil; o single “Heróis da Paz” (2001); “Tupi Mata Verde” (1999); “Saligram’s Dance” (2005, Produções Independentes). També fez participação em “Deep Diving” (2010), de Claudio Kumar.
Integrante da Academia de Música Actual (AMA), Silvia Nazário já se apresentou em diversos países como Índia, Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, Marrocos e Nigéria, além do Brasil. No país europeu onde reside, seu talento como compositora também é reconhecido.