Lily Allen: ?Foi maravilhoso ter ido ao Acre e muito interessante conhecer a floresta?
Uma das mais famosas cantoras britânicas da atualidade esteve no Acre entre os dias 25 e 29 de abril. A visita de Lily Allen teve dois principais objetivos: conhecer a floresta, com suas belezas naturais, comunidades e áreas desmatadas e promover o Protegendo as Florestas, projeto de conservação coordenado por governo do Acre e WWF-Brasil, com apoio da emissora inglesa de TV SKY News.
A cantora gravou algumas chamadas a serem exibidas por canais de TV europeus, pedindo ao público local doações para o projeto, que busca proteger, nos próximos três anos, uma área de 3 milhões de hectares entre os municípios acreanos de Manoel Urbano e Feijó. “Foi maravilhoso ter ido ao Acre e muito interessante conhecer a floresta”, afirmou a artista.
A agenda da celebridade foi acompanhada por quatro jornalistas de diferentes veículos de comunicação da imprensa britânica, além da equipe do WWF e de representantes do Governo do Acre. Lily Allen fez um sobrevoo para ver, de perto, a grandiosidade da floresta amazônica e, também, como fazendas e rodovias, quando não planejadas de maneira adequada, podem causar graves danos à biodiversidade na Amazônia. “O desmatamento é um problema enorme. Quero ajudar a combatê-lo”, destacou.
Ela lembrou que uma importante parte do trabalho desenvolvido pelo governo do Acre e pelo WWF-Brasil na região é voltada para as pessoas que vivem na floresta. “Trata-se de apoiar as comunidades locais na direção de ganhar dinheiro na floresta sem cortar as árvores”, avaliou Lily Allen.
De acordo com o superintendente de conservação do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, que esteve presente na viagem, é de grande importância trazer formadores de opinião, brasileiros ou não, para conhecerem a realidade amazônica. “O mundo precisa saber que estamos diante de um enorme desafio pela frente, que é o de conservar a floresta garantindo o bem-estar das populações que ali vivem. Esse tipo de atividade mostra que os problemas existem e são sérios, mas que há soluções possíveis já sendo aplicadas com sucesso”, avaliou.
Além do sobrevoo, Lily Allen conheceu o trabalho do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Acre. A cantora visitou também a fábrica de preservativos Natex, que utiliza o látex produzido por trabalhadores que vivem nas florestas acreanas. A unidade produz 100 milhões de camisinhas anualmente, empregando mão-de-obra local, incrementando a renda de 700 famílias e ajudando a conservar a floresta.
Ela também conheceu o Seringal Cachoeira, um dos locais em que o seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, atuava em sua luta pela preservação e pelos direitos dos povos da floresta. Lily Allen também conversou com dezenas de moradores em diferentes comunidades e caminhou durante os intervalos da agenda pelas ruas de Rio Branco.
