×

Cultura

Cantor Wando morre aos 66 anos no Estado de Minas Gerais

Vítima de uma parada cardio-respiratória, morreu por volta das 8h da manhã desta quarta-feira (8), aos 66 anos, o cantor Wando, um dos mais legítimos representantes do gênero brega-romântico da Música Popular Brasileira. Wanderley Alves dos Reis estava internado desde o dia 27 de janeiro no Hospital Biocor, em Nova Lima, Minas Gerais, onde deu entrada queixando-se de fortes dores no peito.

Conhecido por sucessos como “Fogo e paixão” , o cantor teve um princípio de infarto e passou por uma angioplastia coronária para desobstrução das artérias do coração, mas seu estado se agravou nos últimos dias.

Na útima sexta-feira (3), os médicos que tratavam o cantor afirmaram que o cantor ainda enfrentava um considerável risco de morte, mas ressaltaram que esse risco vinha diminuindo gradualmente. Os médicos se declararam otimistas com a recuperação do cantor, mas ele veio a falecer às primeiras horas da manhã desta quarta-feira, informaram seus familiares.

Wando era natural da cidade de Nova Lima (MG), onde nasceu em 05 de outubro de 1945. O apelido Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno, mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde mudou-se para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante. S

Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973. Seu maior sucesso foi Fogo e Paixão, lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988. Ets canção seria mais tarde gravada também por Nando Reis, Fábio Junior, Demônios da Garoa e Wilson Sideral.

Wando fez do romantismo sua marca registrada ao longo da carreira. Símbolo da música brega brasileira, falava de amor, mulher e sexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs. Seu último disco de inéditas, “Romântico Brasileiro, Sem Vergonha”, foi lançado em 2005.