×

Alagoas

Candidatos fazem exame de seleção do Ifal Penedo

Primeiro exame de seleção do Ifal Penedo atraiu 486 candidatos

Candidatos aos cursos tecnológicos de Açúcar e Álcool e de Meio Ambiente ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo enfrentam, pela primeira vez, provas teóricas para ingressar na instituição. O exame deste domingo, 21, na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto não foi realizado para as primeiras turmas, alunos escolhidos por meio de sorteio nas novas unidades instaladas em Alagoas.

De acordo com o professor do Ifal Penedo, Renan Atanázio, 486 inscritos concorrem as 160 vagas ofertadas. A reportagem do aquiacontece.com.br acompanhou o concurso que alguns candidatos perderam por chegar atrasado na unidade de ensino. Os portões foram fechados quando faltavam dez minutos para as nove horas, conforme consta no edital do teste de seleção. Segundo Renan Atanázio, alguns inscritos também não puderam fazer o exame porque não apresentaram documento com foto, outra exigência que consta no edital.

Fernando Vínicius - aquiacontece.com.brAzar mesmo quem teve foi Thiago Jeferson da Silva, 23 anos. Apesar de ter chegado no horário previsto, ele não fez a prova porque estava com fotocópia de documentos pessoais, xerox sem autenticação. Segundo o candidato que nasceu em Penedo, concluinte do Ensino Médio no Comendador Peixoto e atualmente estudando curso técnico de Agropecuária em Recife, sua cachorra – uma rotowellier ‘misturada’ com fila – destruiu sua carteira com documentos na noite da última sexta-feira, motivo da falta dos originais.

O gabarito das provas deve estar disponível na página eletrônica do Ifal – site que passa por ajustes – a partir desta segunda-feira, 22, com previsão de divulgação do resultado em uma semana. Os aprovados no exame de seleção para o ano letivo 2011 já devem começar os cursos na sede própria do Ifal Penedo, unidade ainda em construção. Enquanto a obra não é concluída, as turmas estão no Lar de Nazaré, aulas que começaram na Escola Estadual Professor Ernani Méro, com mudança provocada por conta da queda do telhado de uma sala na unidade de ensino que voltou a funcionar, com base em laudo da Secretaria Estadual de Educação, apesar do suposto risco de novos acidentes.