×

Política

Candidatos da Frente Popular ouvem propostas de pescadores

Candidatos da Frente Popular reuniram-se com representantes das colônias de pescadores de Alagoas

Os candidatos majoritários da Frente Popular por Alagoas estiveram reunidos com representantes da Federação de Pescadores do Estado e receberam propostas para melhorar a qualidade de vida da categoria. Organizado pelo superintendente do Ministério da Pesca em Alagoas, Reginaldo Lira, o encontro contou com a presença de membros das colônias de pescadores da orla lagunar.

Em Alagoas, existem 38 colônias de pescadores que sobrevivem da pesca nos rios, lagoas e no mar, categoria de trabalhador com cerca de 42 mil pessoas. O superintendente estadual Reginaldo Lira resumiu as principais propostas sugeridas pelos pescadores, entre elas, a criação de um defeso para garantir a sobrevivência dos pescadores no período da entressafra e a instalação de uma unidade de beneficiamento do sururu, onde eles mesmos façam a gestão do produto.

A garantia de moradia também foi uma questão apresentada pela presidente da Federação dos Pescadores, Maria Eliane Conceição Santos Moraes, uma vez que nem todos os moradores do conjunto habitacional cedido a eles pelo poder público são pescadores. Linhas de crédito e financiamento específicos e perdão das dívidas também foram solicitados pela presidente.

Ao apresentar os candidatos – Ronaldo Lessa (PDT) para o governo; Joaquim Brito para vice-governador e Renan Calheiros e Eduardo Bomfim para o Senado – Reginaldo Lira resumiu: “Este é o time que apoiamos e jogamos, porque acreditamos nele”. Lira lembrou aos pescadores que a presença dele no Ministério da Pesca só foi possível devido à indicação de Renan e do deputado Paulão (candidato a deputado federal pelo PT), que não abriram mão do seu nome, entre vários postulantes ao cargo.

Paulão lembrou que a atual sede da Federação dos Pescadores foi construída durante a gestão de Ronaldo Lessa como prefeito de Maceió. Bomfim explicou sobre a importância de se eleger Dilma Roussef à Presidência da República, “para manter e ampliar todos os projetos sociais implantados pelo presidente Lula e que são essenciais para a classe trabalhadora”.

Considerado o presidente de honra da Federação, Antônio Gomes dos Santos, ‘seu’ Toinho Pescador, defensor do Rio São Francisco que reside em Penedo, enalteceu o empenho de Bomfim e de Renan no apoio incondicional aos pescadores, tanto no Estado como em Brasilia, recordando também a atenção dada por Lessa quando prefeito e governador do Estado.

Recordando a luta pelos direitos do trabalhador, Renan falou do trabalho dele e de Bomfim, quando foram deputados constituintes. “Foi preciso serrar fileiras na defesa dos direitos dos trabalhadores”, destacou o senador, comentando a importância da manutenção de um salário mínimo digno e igualitário em todo o País, uma das conquistas do Presidente Lula, quando a oposição queria implantar salários diferenciados entre as regiões. “Tenho muito orgulho de também ter participado das parcerias com os principais programas sociais”.

Renan, que é líder do PMDB, disse da importância de reconduzir Ronaldo Lessa para governar o Estado, “para ampliarmos esses programas em Alagoas e assegurarmos a proteção do cidadão, com projetos específicos de combate à violência”. Já Ronaldo Lessa garantiu aos pescadores que irá agendar, ainda esta semana, uma reunião com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para levar de imediato as principais reivindicações da categoria e adotar as providencias mais urgentes.

Lessa disse também que, se eleito, irá criar uma Secretaria da Pesca em Alagoas, “a fim de abreviar os caminhos entre a categoria e o Executivo”. O candidato do PDT ao governo informou que estão do lado dos candidatos da Frente Popular as quatro centrais sindicais existentes em Alagoas, além de todas as entidades estudantis.