×

Política

Caminhadas e gravações: candidatos à Presidência fazem campanha neste domingo

Agenda inclui corpo a corpo e lives

Os candidatos à Presidência e fizeram campanha neste domingo e entre as cidades que estavam na agenda estão Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Entre as atividades estiveram caminhadas, atos e gravações para a última semana do programa eleitoral gratuito antes do primeiro turno.

Ciro Gomes
O candidato à presidência pelo PDT Ciro Gomes participou da caminhada da Rosa Vermelha em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. “Eu conto com todos e com cada um dos brasileiros, quero o apoio dos humilhados, o apoio dos que estão constrangidos na dívida, o apoio daqueles que estão no pico da informalidade, mirando um futuro de velhice sem nenhuma proteção. Eu quero o apoio do Brasil para reconciliar a nossa nação ao redor de um projeto emancipador”, disse.

O candidato também apresentou, em discurso, dados que mostram, ao longo dos últimos anos, o aumento do desemprego e a perda do poder de compra. “A tarefa é de construir um Brasil novo”. Em seguida, o candidato participou de caminhada na Rocinha, também na Zona Sul. Ciro subiu o morro a pé e seguiu até a sede de uma associação de moradores, no alto da comunidade, onde conversou com a população.

Jair Bolsonaro
O candidato à reeleição Jair Bolsonaro não teve compromissos de campanha oficiais neste domingo, embora tenha feito uma motociata em Brasília pela manhã, quando parou em conversou com eleitores. Às 19h transmitiu uma live em suas redes sociais. Bolsonaro falou sobre as viagens de campanha que fez na semana passada em Brasília e agradeceu as pessoas que compareçam. “A gente vê um monte de gente vestida de amarelo”, disse que, se “houverem eleições limpas, transparentes, o resultado tem que ser respeitado”. O presidente também prometeu a venda direta do gás de cozinha, como fez com o etanol no seu governo atual.

Bolsonaro utilizou parte da live para pedir votos para candidatos ao Senado que são apoiados por ele em diversos estados em todas as regiões do país . “Temos que ter um Senado forte, independente”, disse o candidato à reeleição.

Lula
O candidato a presidente pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje (25) de um ato na quadra da Portela, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em discurso, Lula incentivou que as pessoas compareçam às urnas no próximo domingo (2): “É importante que as pessoas compareçam para votar, até para depois terem o direito de cobrar, exigir. Nesses últimos dias, vamos fazer uma campanha para convencer o maior número de pessoas a irem votar”.

O candidato também reforçou algumas das bandeiras sociais da campanha. “Eu só quero ser presidente porque eu quero cuidar do povo. E o povo não quer muito, quer ter sua casinha, um emprego, ganhar um salário justo. E para isso precisa de uma profissão. O maior sonho de uma mãe é ver seu filho ou filha com uma profissão. Se o filho tiver um diploma universitário, ela já vai para o céu de alegria”, disse.

Simone Tebet
A senadora e candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) participou do Fórum Regional Ágora em defesa da moradia, em São Paulo. Simone também fez uma caminhada pela Zona Norte da capital paulista e conversou com eleitorado.

Em entrevista, a candidata disse que, se eleita, pretende entregar um milhão de casas populares para pessoas de baixa renda durante os quatro anos de mandato. “250 mil casas por ano são R$ 20 bilhões. É só acabar com o orçamento secreto, que é exatamente nesse valor”, afirmou.

Sofia Manzano
A candidata à Presidência pelo PCB, Sofia Manzano fez campanha em Belo Horizonte. Ela fez panfletagem e uma caminhada com apoiadores no centro da cidade. Manzano ainda participou de uma plenária, seguida de um almoço, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Pesquisas, Perícias e Informações do Estado de Minas Gerais (Sintappi).

Nas redes sociais, a candidata demostrou otimismo para a última semana de campanha eleitoral antes do primeiro turno. “Entramos na reta final da campanha e o interesse e engajamento na nossa campanha só aumenta”, disse.

Soraya Thronicke
A candidata a presidente pelo União Brasil Soraya Thronicke reuniu-se com a equipe de sua assessoria de comunicação no período da manhã. À tarde, realizou gravação de material para a propaganda eleitoral. No início da noite, a agenda da candidata previa uma live.

Em suas redes sociais, a candidata destacou o tema da fome. “Cada ida ao supermercado é motivo de tristeza para o povo brasileiro. Apesar do governo dizer que não existe fome em nosso país, ela tem batido na porta de milhões de pessoas. Vamos nos unir para mudar essa situação”, escreveu.