Para que a população possa ter acesso a atendimento médico sem sair de casa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou dois novos serviços de atendimento virtual para orientar sobre o novo coronavírus. São dois canais: um através do site da Sesau, no endereço eletrônico www.saude.al.gov.br e o outro no WhatsApp através do número (82) 3315-1532. Para esse último, mensagens de SMS estão sendo enviadas para que as pessoas possam ter acesso de forma automática, clicando diretamente no link recebido.
Segundo a Sesau, os canais de telemedicina podem ajudar a diminuir os riscos de contaminação e fazer com que as equipes de saúde tenham melhores condições para tratar dos casos mais graves da doença. O atendimento está disponível 24h.
Quem acessar qualquer um dos canais vai interagir com a assistente virtual Jaque, das Centrais Já! Com a ajuda dela, a população vai ter acesso a informações sobre a Covid-19 como principais sintomas, mitos e verdades, formas de contágio e práticas de prevenção.
A assistente virtual solicita informações do usuário e a Sesau chama atenção para importância de preencher todas as perguntas de forma correta. Se houver necessidade, o atendimento é continuado por uma equipe médica de plantão.
Dessa forma, a pessoa pode ser atendida sem sair de casa, mantendo o isolamento social. O paciente só é orientado a se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital em caso de real necessidade.
Inteligência Artificial
Ao acessar um dos canais, o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial que tira dúvidas sobre o novo coronavírus. Conforme as respostas sobre sintomas são inseridas pelo usuário, a assistente virtual Jaque pode encaminhá-lo para o atendimento humano, que prossegue na mesma plataforma.
A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as iniciativas do Governo de Alagoas vão ajudar a população na detecção de casos suspeitos da Covid-19.
Além desses dois novos canais, a população também pode ter informações através do serviço on-line Alô Saúde, da Sesau, que está em funcionamento desde 27 de março e já atendeu mais de mil ligações. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 082 0019. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia, sete dias na semana.
