×

Alagoas

Campo Alegre recebe unidade do Samu

José Wanderley e Herbert Motta enfatizam compromisso do Estado com os municípios

A cidade de Campo Alegre foi beneficiada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira, 31, com uma base do Samu, incluindo uma ambulância totalmente equipada para atendimento de emergência. Alagoas é o primeiro estado do país a contar com atendimento do serviço médico em todos os 102 municípios.

O governador em exercício, José Wanderley Neto, entregou pessoalmente as chaves da ambulância ao prefeito José Maurício Tenório, e inaugurou as instalações do Samu no município.

Na ocasião, ele destacou a importância do trabalho que a equipe do serviço terá no socorro e salvamento de vidas. “O que estamos fazendo aqui é para todas as pessoas, independente de sua condição social, pois qualquer um de nós pode precisar do Samu”, ressaltou o governador.

José Wanderley também destacou que em 20 anos este é o primeiro Governo a investir na saúde dos municípios com recursos próprios do Estado. Ele também lembrou da dívida recebida da administração estadual passada, inclusive mais de R$ 22 milhões somente na saúde, motivo pelo qual “ninguém queria vender ao Estado”.

“Hoje os fornecedores disputam as vendas. Não há atraso no repasse do ICMS para os municípios. Estamos fazendo nossa obrigação, que os outros não faziam. O governo do Estado está de portas abertas para os prefeitos e os cidadãos alagoanos”, reforçou José Wanderley.

Já o secretário de Estado da Saúde, Herbet Motta, o Estado tem trabalhado com os prefeitos sem distinção. Ele disse que em Campo Alegre ainda foram disponibilizadas 78 bicicletas para os agentes de saúde, reformado e ampliado os serviços de atendimento de urgência e emergência. Motta ainda salientou a parceria no projeto Farmácia Básica que igualmente vem ajudando no fornecimento de medicamentos à população.

Herbet Motta ainda informou que o governo de Alagoas já assegurou a construção de uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Luziápolis, o mais populoso de Campo Alegre. “O Governo autorizou a licitação e a obra deve começar”, assegurou.

O prefeito do município, José Maurício Tenório, confirmou que o Estado tem apoiado os gestores de localidades da região e disse que “os governos passados que estão falando, nada fizeram”.

“O Samu é um sinal de que Campo Alegre esta se desenvolvendo. Este serviço veio na hora certa, para que possamos ajudar a todos que necessitam”, ressaltou o prefeito, reforçando que a ação também decorre de parceria entre os governos federal, estadual e municipal.