×

Esporte

Campeonato Brasileiro pode ter campeão com pior média na era dos pontos corridos

Cruzeiro e São Paulo tem os melhores aproveitamentos

Restando apenas três partidas para o final do Campeonato Brasileiro, três clubes seguem na briga pelo conquistatítulo. O Corinthians voltou à liderança após dez rodadas com 63 pontos. O Fluminense tem 62, enquanto o Cruzeiro, que corre por fora na briga, soma 60.

Tendo que disputar nove pontos e levando-se em conta o atual desempenho das equipes que tem chances de conquistar o título, a possibilidade é grande de o campeão deste ano ser definido apenas na última rodada e ter um dos aproveitamentos mais baixos da era dos pontos corridos.

Cruzeiro, em 2003, e São Paulo, em 2006, foram os campeões com melhor aproveitamento na era dos pontos corridos.

Nas sete edições disputadas com esse regulamento, o pior aproveitamento é do Flamengo, que, em 2009, sagrou-se campeão com 58,8% dos pontos. Para que isso não se repita, nas três partidas que restam, o Corinthians, por exemplo, precisa vencer pelo menos dois jogos.

Dessa forma, terminaria o campeonato com 69 pontos e 60,5% de aproveitamento. Se vencer uma e perder as restantes, o time paulista chegaria a 66 pontos e terminaria o campeonato com aproveitamento de 57,9%.