×

Esporte

Campeão do Mundo, Sebastian Vettel conquista sua segunda vitória em 2011

Vettel e Red Bull seguem imbatíveis na F1

Ao final da segunda etapa do Mundial de F-1, mais uma vez, o piloto alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, foi melhor e conquistou a vitória no GP da Malásia, no circuito de Sepang, neste domingo. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi o quinto e Rubens Barrichello não completou a prova.

Vettel, que registrou na volta 46 o melhor tempo, com 1min40s571, foi seguido por Jenson Button, da McLaren, e Nick Heidfeld, da Renault. Com isso, Vettel, que obteve sua 12ª vitória na carreira, lidera o Mundial de F-1 com 50 pontos conquistados. O alemão Mark Webber (Red Bull) foi o quarto colocado.

Entre os brasileiros, Felipe Massa disputou uma boa prova. Chegou a ser prejudicado pela equipe no primeiro pit stop, que se atrapalhou na troca da roda traseira, mas conseguiu se recuperar e fechou na quinta colocação. O brasileiro tem 16 pontos no Mundial de F-1 e é o sexto colocado.

Já Rubens Barrichello não teve sorte na Malásia. O piloto da Williams manteve a 15ª colocação da largada, mas teve um pneu furado logo nas primeiras voltas e foi obrigado a para no box.

Isso prejudicou o brasileiro, que retornou à pista na última colocação e com uma volta de diferença. Na 22ª volta, pouco depois da segunda parada no box, Barrichello abandonou a prova com problemas no câmbio. No GP da Austrália, ele também não completou a prova.

“Depois de duas provas que abandonei, decepção é a palavra certa. Essas duas primeiras provas foram horríveis. A equipe esperava um ano diferente, mas o carro ainda não é durável o suficiente para terminar a prova”, disse Barrichello em entrevista à Rede Globo.

No dia 17 de abril, será disputada a terceira etapa do Mundial de F-1 no GP da China, no circuito de Xangai.

A PROVA

A largada do GP da Malásia foi limpa e o destaque ficou por conta dos pilotos da Renault. Heidfeld, que largou em sexto, pulou para segunda colocação, enquanto Petrov deixou a oitava posição para a quinta. Vettel conseguiu manter a liderança –posição que manteve praticamente durante toda a prova–, mas Webber, seu companheiro de Red Bull, caiu da terceira para décima posição.

Entre os brasileiros, Felipe Massa, que largou em quinto, caiu para sexto. Rubens Barrichello manteve a 15ª posição da largada, mas foi prejudicado no início da prova –teve o pneu traseiro furado após um toque de Sutil–, tendo de ir para o box e retornando na última colocação. Na 25ª volta, abandonou com problemas no câmbio. Como Pastor Maldonado, seu companheiro de Williams, também já havia abandonado, a equipe repetiu na Malásia o desempenho do GP da Austrália.

A partir da 12ª volta passou a chover em alguns trechos da pista, o que obrigou os pilotos a uma parada estratégica. Vettel parou na 14ª volta e colocou pneus macios. Perdeu a primeira colocação temporariamente, reassumindo em seguida. Massa também parou, mas foi prejudicado no pit stop por uma falha da Ferrari, que se atrapalhou na troca da roda traseira esquerda.

O piloto até conseguiu se recuperar. Chegou a registrar a melhor volta (que depois foi superada) e assumiu temporariamente a segunda colocação. Depois, caiu para sexta colocação, chegou a ficar em oitavo e fechou a prova na quinta colocação. Melhorando seu desempenho em relação ao GP da Austrália, quando foi o sétimo.

A surpresa da prova foi o piloto japonês Kobayashi. Durante algumas voltas ele assumiu a segunda colocação, incomodando Vettel. O piloto da Sauber ainda travou os melhores duelos no GP da Malásia. Schumacher, Massa e Heidfeld, além de Webber, levaram a pior contra o japonês. No final, terminou a prova em oitavo.

Com quase metade da prova realizada, e já sem chuva, a disputa pelas primeiras colocações ficou restrita ao atual campeão da F-1, Vettel e a dupla da McLaren, Hamilton e Button. Fernando Alonso, da Ferrari, chegou a entrar na briga, incomodando os pilotos da McLaren. Assumiu a segunda colocação por algumas voltas e quando caiu para quarto travou uma disputa com Hamilton pela terceira posição.

Numa tentativa de ultrapassagem, o espanhol atingiu a roda traseira esquerda do rival com a asa dianteira. Foi obrigado a parar no box. Depois acabou perdendo o ritmo e fechou a prova em sexto. Hamilton também não manteve o mesmo desempenho e fechou a prova na sétima colocação.

Na ponta e faltando poucas voltas para o final, Vettel e Button ganharam a companhia de Heidfeld e Webber. Este último chegou a ser considerado a decepção da prova, mas conseguiu se recuperar no final e fechou na quarta colocação.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA MALÁSIA

1. Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1h37min39s832 (56 voltas)
2. Jenson Button (ING) – McLaren – +3s2
3. Nick Heidfeld (ALE) – Renault – +25s0
4. Mark Webber (AUS) – Red Bull – +26s3
5. Felipe Massa (BRA) – Ferrari – +36s9
6. Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – +37s2
7. Lewis Hamilton (ING) – McLaren – +49s9
8. Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – +66s4
9. Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – +84s8
10. Paul di Resta (ESC) – Force India – +91s5
11. Adrian Sutil (ALE) – Force India – a 1 volta
12. Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – a 1 volta
13. Sebastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – a 1 volta
14. Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – a 1 volta
15. Heikki Kovalainen (FIN) – Lotus – a 1 volta
16. Timo Glock (ALE) – Virgin – a 2 voltas