O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) foi um dos destaques da 20ª edição do Prêmio Guerreiros da Criação, que aconteceu na última quarta-feira (04). Três campanhas do órgão foram finalistas da premiação e duas delas eleitas vencedoras nas categorias Spot e Anúncio Site.
O Guerreiros da Criação é considerado uma referência para o mercado publicitário local e tem como objetivo premiar os melhores trabalhos do ano desenvolvidos em diversas categorias. Além disso, o prêmio é um momento de confraternização para as agências e os anunciantes.
Nos últimos anos, o órgão ficou sem realizar campanhas publicitárias. A retomada aconteceu no ano passado e várias campanhas foram desenvolvidas para divulgar a Lei Seca e a educação no trânsito.
“É muito gratificante ver o reconhecimento das peças que são criadas para o Governo do Estado. O Detran/AL passou anos sem publicidade e esta parceria entre o órgão e as agências de publicidade alcançam o real perfil dos usuários do órgão e consequentemente campanhas publicitárias bem direcionadas e de sucesso”, disse o diretor presidente do órgão, Lucio de Melo.
Em setembro, o órgão lançou a campanha educativa que consistia na representação de cenas cotidianas mostrando pessoas vulneráveis no trânsito. Com o tema “O trânsito fica mais seguro quando você se coloca no lugar do outro”, as peças foram produzidas para diversas mídias e o anúncio da campanha se tornou o grande vencedor na categoria Anúncio Site.
“A satisfação de conquistar um prêmio com um novo cliente é grande. Ajuda a estreitar laços, mostra o entendimento daquilo que o cliente precisa comunicar e, acima de tudo, reconhece um trabalho pensado de forma criativa, mas sem perder o foco nos resultados”, disse o diretor de atendimento da agência Chama Publicidade, responsável pela campanha, Hermann Fernandes.
A campanha desenvolvida para a Semana Nacional de Trânsito deste ano também foi um grande sucesso. O filme produzido mostrava o quanto beber e dirigir é perigoso, além do foco social no risco de utilizar aplicativos de para fugir das fiscalizações.
“Procuramos ir além da questão do álcool e sensibilizar a população sobre um problema ignorado por muitos: o mau uso de aplicativos de trânsito com o objetivo de escapar das blitze. Pela primeira vez, esse tema foi tratado com transparência e os resultados não poderiam ter sido melhores. Para nós, a indicação foi apenas uma consequência de um trabalho pensado para as necessidades do cliente e para o importante papel social da campanha”, revelou o diretor de atendimento da agência Clorus, Thiago Oliveira.
A campanha vencedora na categoria Spot foi produzida pela Sotaque Propaganda. O resultado foi muito comemorado, principalmente pelo fato da concorrência e da qualidade de todas as peças produzidas e apresentadas durante a cerimônia de entrega do prêmio.
