Alagoas prorroga a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para até o dia 2 de junho nas faixas etárias de 30 a 39 anos, gestantes, crianças e idosos. A decisão faz parte da estratégia do Ministério da Saúde, que inclusive ampliou a vacinação para as crianças de 2 anos a menores de 5 anos. Também foi prorrogada a vacina para gripe comum em idosos de 60 anos e mais.
De acordo com a gerente do Núcleo do Programa Estadual de Imunização, Denise Castro, a prorrogação é apenas para os municípios que não atingiram a meta prevista pelo Ministério da Saúde.
A gerente informou ainda, que está aguardando informações do ministério para a ampliação da campanha. Segundo ela, está aguardando o envio de seringas e vacinas, para anunciar a data. Nesse caso em Alagoas, seriam incluídas crianças entre dois e quatro anos, num total de 215.409 menores.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez o anúncio da ampliação da campanha e prorrogação. O Ministério da Saúde recomenda que os municípios reforcem a campanha de vacinação — inclusive com busca ativa – de pessoas pertencentes aos demais públicos-alvos que por ventura não tenham atingido a meta de cobertura nessas cidades.
Isso inclui doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos. Os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe comum também poderão ser imunizados até o dia 2.
As crianças de 2 anos até 4 anos e 11 meses também estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação.
.