O secretário-adjunto de Educação de Maceió, Marcelo Nascimento, e o coordenador do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Caica), Cristovão da Silva, estiveram reunidos com o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, para discutir uma campanha promocional do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com Marcelo Nascimento, a Semed, por meio do Caica, idealizou uma campanha com várias peças educativas que inclui revistas infantis e cartazes, abordando histórias ligadas ao direito da criança e do adolescente previsto no ECA, para serem distribuídos nas escolas municipais. “Quero aqui ressaltar o grande trabalho que vem sendo desenvolvido pelo coordenador do Caica, no que se refere à divulgação do ECA”, disse o secretário-adjunto.
Nascimento disse ainda que, em 2010, a Semed chegou a produzir 1.000 exemplares da revista infantil, mas o número não foi suficiente para atender à demanda dos alunos da rede. “Com esta parceria, a ideia é ampliar a cobertura do projeto, garantindo a toda comunidade escolar o acesso a esse instrumento jurídico que regula os direitos e responsabilidades das crianças e dos adolescentes”, afirmou.
Para Cristovão da Silva, a ideia dessa parceria é promover na comunidade escolar uma conscientização maior dos direitos da criança e do adolescente e a efetivação do ECA. “As conquistas, os direitos, a cidadania, não se obtêm passivamente, esperando que alguém faça por nós. É preciso levá-las adiante”, disse Cristovão.
Pelo projeto, além da distribuição do material didático sobre o ECA, serão ministradas palestras e oficinas educativas por técnicos da Semed e da Secretaria de Direitos Humanos.
