×

Alagoas

Campanha sobre cuidados no trânsito prossegue nesta terça

Campanha pretende diminuir índices de acidentes nas estradas

A campanha de conscientização para alertar motoristas sobre os cuidados a serem adotados no período de Carnaval prossegue nesta terça-feira (9), em Arapiraca, a partir das 9h, na Praça Marques da Silva. Na sexta-feira (12), as ações de prevenção serão em Paripueira, na entrada da cidade.

Com o slogan, “Amigo de verdade não deixa o outro beber e dirigir”, a campanha é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com diversas instituições. Técnicos da diretoria de Promoção da Saúde realizarão panfletagem e encenação teatral, produzida por atores da Companhia Teatro da Meia Noite. A ideia é disseminar a mensagem de que álcool e direção não combinam.

De acordo com o gerente de Articulação Intersetorial da Diretoria de Promoção da Saúde, Eloy Yanes, a campanha está sendo promovida para que o índice de pessoas acidentadas durante o Carnaval seja reduzido em comparação com anos anteriores.

“Todos os anos tocamos nesta mesma tecla, pois as pessoas se exaltam, perdem o bom senso e teimam em dirigir mesmo quando estão alcoolizadas. O alerta é para caso alguém verifique que um amigo está embriagado, deve impedi-lo de dirigir para evitar um acidente que pode levá-lo à morte ou tirar a vida de alguém”, frisou Eloy Yanes, ao informar que, somente em 2007 a Sesau investiu R$ R$ 1.876.882 para tratar de vítimas de acidentes de trânsito.

Exemplo — Durante o primeiro dia da campanha, realizado na última quarta-feira (3), os motoristas já aprovaram a ação preventiva. O comerciante Paulo Queiroz Duarte, 43 anos, foi abordado pelos técnicos da Sesau na Praça Monte Pio, no Centro de Maceió e revelou que já se envolveu em um acidente automobilístico por dirigir embriagado, mas garantiu que aprendeu a lição e, agora, aboliu a combinação álcool e direção.

“Existem a lei do amor e da dor para que o ser humano possa aprender a se portar na sociedade. Eu reconheço que aprendi com a dor, pois misturei álcool e direção e sofri um acidente que, por pouco, não me levou à morte”, relatou.