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Brasil/Mundo

Campanha sobre classificação indicativa chega aos cinemas

A campanha da Classificação Indicativa do Ministério da Justiça “Não se Engane” é agora exibida pela rede Espaço Itaú e Espaço Unibanco de cinemas. Os dois vídeos comerciais serão veiculados até o dia 30 de agosto de 2012 em sete cinemas – Espaço Itaú Porto Alegre, Espaço Itaú Frei Caneca, Espaço Itaú Botafogo, Espaço Itaú Crystal Curitiba, Espaço Unibanco Pompéia, Espaço Unibanco Salvador, Espaço Unibanco Augusta. Durante o mês de junho (1º a 28/06), a campanha também estará em 106 salas da rede Kinoplex, dentre elas salas do Rio de Janeiro, Brasília e Maceió.

A campanha “Não se engane” chama a atenção de pais e mães para a influência que obras audiovisuais (filmes, jogos, programas de TV) podem ter na formação de crianças. São dois filmes de animação em toy art. Um deles trata do tema drogas e o outro sobre violência. Ambos mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na televisão.

De acordo com o Painel Nacional de Televisores do Ibope 2007, as crianças brasileiras entre quatro e 11 anos de idade passam, em média quatro horas e 50 minutos por dia em frente à TV. Estudos mostram que as crianças estão propensas a imitar o que assistem em filmes, desenhos, novelas e não distinguem ficção e realidade. Daí a importância de se oferecer ferramentas para que a família faça a escolha sobre o que assistir ou não.

Os critérios da classificação são estabelecidos a partir de pesquisas e de um amplo debate e tem como base a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Muito diferente do trabalho de censura realizado no período da ditadura, ela apenas orienta o público sobre o conteúdo de programas de TV, filmes, DVDs, jogos eletrônicos e jogos de interpretação (RPG), informando as faixas etárias a que não se recomendam. Não há proibição de veiculação nem interferência no conteúdo do que é exibido.