×

Alagoas

Campanha realizada em Alagoas é elogiada durante congresso nacional

Ação foi apresentada durante o terceiro dia do XXIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e outras Drogas,

Para reduzir o alto número de jovens que consomem álcool, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem atuando desde o último mês com a campanha “Bebidas para Adolescentes dá Cadeia”. Baseada na sensibilização das famílias sobre o problema e na fiscalização aos estabelecimentos comerciais em Alagoas, a ação foi apresentada durante o terceiro dia do XXIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e outras Drogas, que acontece até este sábado, 26, na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo.

Pesquisas apresentadas no evento, nesta sexta-feira, 25, apontam que os jovens estão iniciando o uso de bebidas alcoólicas cada vez mais cedo e que este hábito deixa-os expostos a uma série de riscos. Na avaliação da coordenadora pedagógica de uma escola de São Paulo, Sandra Cardozo, o material informativo desenvolvido pela Seprev, e entregue durante o evento, é uma forma inovadora para conscientização familiar.

“A ideia de juntar o hábito correto de brincar com o erro de permitir que os filhos bebam é brilhante. Devemos replicar esse conceito para que consigamos tocar na sensibilidade dos pais para que eles coíbam o uso de bebida alcoólica por crianças e adolescentes”, enfatizou.

A campanha para controle de álcool desenvolvida pela Seprev tem como foco a lei que proíbe a venda, o fornecimento e a entrega de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. No material, encontram-se informações sobre os riscos e danos causados com a ingestão precoce da droga lícita que mais é consumida no Brasil. Entre os riscos que os jovens ficam expostos ao consumir bebida alcoólica, estão os acidentes de trânsito, o envolvimento com atos infracionais (lesões corporais, homicídios, porte e uso de drogas ilícitas, etc), vandalismo, prática de sexo inseguro.

Para a psicóloga de Minas Gerais, Malu Reis, o controle de bebidas é um grande desafio, mas que com ações, como as desenvolvidas em Alagoas, o país dá um grande passo neste combate. “A Seprev está de parabéns por este programa, pois nunca vi uma campanha voltada para este tema com uma mensagem tão bacana, que nos chama a atenção para o assunto”, destacou.