×

Alagoas

Campanha previne consumo de álcool por crianças e adolescentes

A população de Arapiraca foi contemplada, nesta sexta-feira (13), com o lançamento da Campanha de Controle de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O município do Agreste alagoano foi o primeiro a receber ações de prevenção ao consumo de álcool por jovens, após o lançamento do programa, em Maceió, no mês de setembro.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, 80% dos jovens alagoanos já consumiram algum tipo de bebida alcoólica.

“Essa campanha vem exatamente para prevenir este consumo precoce, que muitas vezes é a porta de entrada para o consumo de outros tipos de drogas. Vamos olhar o outro de uma forma mais humanizada e mobilizar a sociedade para entender que não é saudável oferecer bebidas para nossos jovens”, enfatizou.

Adassa Micheline, estudante de 15 anos, assistiu a cerimônia de lançamento da campanha em Arapiraca com entusiasmo e garantiu que irá disseminar as informações com seus colegas de turma.

“Esse tipo de ação é importante porque muitos jovens estão dentro desse mundo das bebidas e fundamental debatermos esse assunto”, disse a aluna.

O secretário explicou que o governador Renan Filho determinou entregar diversas ferramentas e serviços que irão prevenir a violência em nosso estado.

“Arapiraca foi escolhida para receber essa campanha por ser a segunda maior cidade do estado, mas a meta é levar esta ação para todas as regiões de Alagoas”, garantiu Jardel Aderico.

Para a prefeita Célia Rocha, a campanha é extremamente importante para auxiliar no combate de drogas no município, o que vai proporcionar a retirada das crianças e dos adolescentes do ambiente do crime.

“Temos uma grande satisfação em ser parceiros do Governo de Alagoas nesta ação que vai preservar o futuro das nossas crianças. Vamos trabalhar em conjunto para acabar com essa cultura de permitir que nossos filhos bebam”, disse a gestora.

A campanha tem como base a lei que proíbe a venda, a oferta, o fornecimento e a permissão de ingestão de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. O estabelecimento ou o responsável que permitir o consumo de álcool poderá responder pelo crime e até pegar de dois a quatro anos de cadeia.