Campanha pretende fomentar a cultura da paz entre servidores
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) iniciou a expansão da Campanha ‘Escolha a Calma’ – iniciativa que visa trabalhar a cultura de paz na educação – nos municípios do interior de Alagoas. A primeira Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do interior a receber a ação foi a 5ª CRE, que atende Arapiraca e municípios vizinhos; ainda no mês de maio, o projeto deve ser lançado na 4ª CRE, em Viçosa e na 3ª, em Palmeira dos Índios.
Coordenado pelo Núcleo de Qualidade de Vida (Nuqav) da SEE, o projeto vai trabalhar junto aos servidores a cultura de paz, as relações interpessoais e a valorização do ser humano por meio de 12 valores: respeito, flexibilidade, gentileza, paciência, tolerância, humildade, perdão, amor, compaixão, cooperação, humor e confiança.
“Lançamos a campanha oficialmente na 5ª CRE e temos um cronograma para percorrer as demais coordenadorias durante este ano. Vamos trabalhar estes 12 valores e capacitar disseminadores no sentido de sensibilizar e despertar uma cultura de paz”, conta a chefe do Nuqav, Marlene Veronezi.
A coordenadora da 5ª CRE, Wilany Barbosa, diz que o projeto dissemina valores positivos e benéficos não só para a Educação, mas para o convívio em sociedade. “Abraçamos este projeto porque ele nos traz valores positivos que nos ensinam a lidar melhor com as situações de conflito. Em nossa regional, optamos por iniciar os trabalhos com a temática cooperação”, destaca a coordenadora.
Edilma Gomes, diretora da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca, também aprova a iniciativa. “Acreditamos que esta campanha proporcionará uma maior integração na comunidade escolar”, afirma.
A solenidade de lançamento do projeto, no auditório do Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba, contou ainda com a presença do coordenador da 3ª CRE, José Tenório de França; da secretária adjunta de Educação de Arapiraca, Patrícia Pereira; da prefeita de Traipu, Conceição Tavares, e da secretária de educação deste município, Sandra Cecília.
Na ocasião, também foi realizada apresentação cultural de alunos da Escola Estadual Adriano Borges.
