Campanha será realizada no dia 2 de setembro, no pátio da Secretaria de Saúde de Penedo
Será realizada no dia 2 de setembro, no pátio da Secretaria de Saúde de Penedo, uma ação em prol de um jovem de apenas 20 anos, que necessita urgentemente de um transplante de medula óssea.
Flávio Santiago Sá está lutando há 3 anos contra uma doença na medula óssea que afeta as células brancas do sangue. A patologia é cientificamente conhecida como leucemia. Neste caso, o transplante é complementar aos tratamentos convencionais.
Atualmente, o jovem está internado em um dos leitos do Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), em São Paulo.
Como doar?
Para realizar a doação, basta se dirigir, no dia 2, até o pátio da Secretaria de Saúde, das 8hrs às 15hrs. O voluntário deve ter entre 18 e 55 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg e boas condições de saúde. Será feita a coleta de uma amostra de sangue (de 5 a 10ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).
Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro.
