×

Alagoas

Campanha do IMA para os dias de folia ganha parcerias

Na hora da folia, os cuidados com a saúde e o meio ambiente geralmente são esquecidos pelos brincantes. Ao som do frevo, do samba, do axé ou do maracatu, quem está na festa nem se dá conta que algumas ações podem ter consequências tão ingratas quanto a quarta-feira pós-carnaval. Por isso mesmo, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) alia a época mais alegre do ano a uma campanha de educação ambiental, orientando os foliões a terem uma conduta consciente mesmo durante o reinado de Momo.

A Campanha Carnaval Limpo e Consciente é realizada há quatro anos pelo Governo do Estado, através do IMA. A mensagem levada aos foliões em trânsito já se tornou uma das marcas nos primeiros dias da festa.

Este ano, com o intuito de intensificar a ação e, consequentemente, aumentar o alcance da mensagem, novos parceiros passam a integrar a iniciativa. Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Saúde (Sesau) e do Turismo (Setur) já garantiram participação, transformando a Campanha Carnaval Limpo e Consciente numa ação integrada do Governo do Estado.

Como resultado, a ação integrada ficou mais forte e já começa a ganhar as ruas durante os dias que antecedem o carnaval, quando oito equipes volantes do IMA estarão espalhadas em pontos estratégicos da cidade, começando a distribuição das mais de 30 mil sacolas plásticas, 20 mil lixicar e 20 mil viseiras. “Este ano vamos reforçar a campanha, inclusive aumentando o número de equipes nas ruas. Começaremos as atividades já no dia 2 de março e, durante os dias de carnaval, vamos intensificar as ações com equipes em terra e no mar, nos principais focos de folia do Estado”, adiantou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Ele explicou que, além da distribuição do material, o principal trabalho das equipes será orientar às pessoas sobre como utilizá-los. “Não adianta apenas distribuir, porque a pessoa pode simplesmente descartar a sacola com lixo em qualquer lugar. A nossa idéia é sensibilizar para a necessidade de que esse material seja descartado num contêiner e não se transforme em mais um agente poluidor do meio ambiente”, enfatizou Adriano Augusto.

Mas os trabalhos não se encerram por aí. Além da sensibilização junto às pessoas que já estão na cidade, os turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares serão recepcionados por equipes de educação ambiental do IMA, que os saudarão com kits especiais. “Será um presente de boas-vindas com uma mensagem para os cuidados com o meio ambiente e com a saúde. Além disso, colocamos mapas com os principais pontos turísticos e o que o Estado tem a oferecer, protetor solar e um pequeno manual sobre como ter um vôo mais agradável”, explicou a gerente de Educação Ambiental do IMA, Joanna Borba.

Pela terra e pelo mar

Enquanto a folia ganha as cidades, as equipes do IMA vão aproveitar para levar uma mensagem bem humorada de como aliar a diversão a uma conduta consciente perante o ambiente. Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, praias do Francês e do Gunga, além da Barra de São Miguel serão pontos onde as ações serão desenvolvidas.

Em cada município, uma equipe local dará apoio às atividades de orientação aos banhistas e foliões. “Sem as parcerias, nosso trabalho seria praticamente inviabilizado. Felizmente recebemos o apoio necessário”, afirmou Joanna Borba.

O Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA fará o monitoramento do tráfego e fundeio das embarcações nas áreas recifais de Paripueira, Barra de Santo Antônio e nas piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió. “Além do trabalho habitual de monitoramento das áreas recifais na capital e no Litoral Norte, vamos reforçar a atuação em Paripueira, por causa de uma demanda da prefeitura e do Ministério Público Federal. Durante os dias de festa, vamos vistoriar os eventos que acontecem na orla”, antecipou Ricardo César, coordenador do Gerco.