×

Alagoas

Campanha do desarmamento em Alagoas não supera expectativas

Estado é o mais violento do país

Mesmo liderando vários estudos que medem o índice de violência no país, o estado de Alagoas tem uma das menores adesões à campanha do desarmamento. De acordo com o Ministério da Justiça, até o dia 27 de dezembro, apenas 248 armas foram entregues, o que equivale a 7,95 armas por 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional é de 17,84 por 100 mil.

Em Sergipe, o menor Estado do país, a adesão à campanha foi superior a Alagoas. No estado vizinho, 265 armas foram entregues ao Ministério da Justiça durante este período de vigência da campanha que teve início no mês de junho. O estado ocupa o 13º lugar no ranking nacional e Alagoas o 16º.

Na região nordeste, o estado que lidera a adesão à campanha nacional é Pernambuco, onde 2.214 armas já foram entregues, o correspondente a 25,17 armas por cem mil habitantes. O estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional. O estado que ocupa a última posição no ranking é o Maranhão, onde apenas 183 armas foram entregues.

Ainda segundo o levantamento feito pelo Ministério da Justiça, na campanha do desarmamento de 2011 foram entregues em todo o país 36.834 armas e 150.965 munições e foram pagos R$ 3,5 milhões em indenizações pelos armamentos. O estado campeão na arrecadação de armas foi o Rio Grande do Sul, que recebeu o total de 4.599 armas.

O término da campanha estava previsto para acontecer neste final de ano, no entanto, conforme declarou o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, nesta terça-feira, 27 de dezembro, a campanha do desarmamento foi prorrogada até o final de 2012.