Skip to content

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa no dia 25 de março em Alagoas

  • Home
  • Alagoas
  • Campanha de Vacinação contra a Influenza começa no dia 25 de março em Alagoas

Blog

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa no dia 25 de março em Alagoas

A Campanha de Vacinação contra Influenza em Alagoas vai começar no dia 25 de março. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), durante treinamento dos coordenadores municipais de imunização da I Macrorregião de Saúde. A capacitação aconteceu no Auditório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), localizado no Shopping Cidade, em Maceió.

A data anunciada segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), devido ao aumento da circulação dos vírus respiratórios no Brasil. A Campanha de Vacinação contra Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortes. A ação vai ocorrer até o dia 31 de maio e tem o dia 13 de abril como o Dia D de mobilização. O imunizante pode ser administrado na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

A técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), enfermeira Isis Castro, afirma que, a partir da sexta-feira (15), os municípios já podem realizar a retirada dos imunizantes. “Após a retirada dos imunizantes e distribuição deles nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os municípios já podem iniciar, de forma antecipada, a aplicação da vacina contra Influenza. Para retirada, as cidades devem solicitar, via e-mail, ao PNI/AL, os insumos e o quantitativo e agendar a retirada”, explicou.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos.

Público Alvo da Campanha

De acordo com o Ministério da Saúde, podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos e crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Também podem se vacinar trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento e profissionais das Forças Armadas.

Inclui ainda pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.

Capacitação

Promovidos pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças, ambos vinculados a Sesau, a capacitação sobre Estratégia de Vacinação contra a Influenza 2024 reuniu coordenadores municipais de imunização da I Macrorregião de Saúde.

A técnica PNI/AL, enfermeira Amélia Albuquerque, explica que o treinamento teve o objetivo de normatizar a operacionalização da campanha de vacinação. “Durante a capacitação os profissionais de saúde receberam orientações sobre os procedimentos de vacinação, acondicionamento e armazenamento do imunobiológico, sistema de informação e a captação dos grupos prioritários”, esclareceu.

Ela destacou ainda a importância dos coordenadores municipais de imunização participarem da capacitação. “É fundamental para os profissionais a participação no treinamento para sanar todas as dúvidas sobre as estratégias a serem executadas em âmbito municipal”, salientou, ao enfatizar que, para se vacinar, o público-alvo deve portar o Cartão de Vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também