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Campanha de negociação oferece isenção para clientes em atraso nas contas de luz

Os clientes do grupo Energisa poderão negociar dívidas nas contas de energia com condições especiais como isenção de juros, multa e correção ou parcelamento das dívidas. O grupo iniciou este mês uma campanha nacional de negociação de débitos a fim de reduzir os índices de inadimplência entre seus clientes.

A iniciativa mobiliza todas as nove concessionárias do grupo em todo o Brasil, esperando atender 85 mil clientes em todas as unidades. “Com as condições oferecidas, temos a expectativa de atender cerca de 85 mil pessoas que devem aproveitar os descontos e isenções de taxas para que possam regularizar a situação”, avalia Cleyson Jacomini de Sousa, diretor Comercial Corporativo do Grupo Energisa.

Para o diretor, fatores externos como a crise econômica, por exemplo, pode ter contribuído para o aumento da inadimplência entre consumidores. “O mercado inteiro tem sofrido com a inadimplência, e nós temos uma preocupação específica: vai chegando o verão e existe uma tendência da elevação do consumo. Uma de nossas estratégias é evitar que o cliente entre no período em que consome mais com contas em atraso”, disse.

Os consumidores de baixa tensão (127, 220, 380 ou 440 volts) atendidos pelo grupo em suas áreas de concessão (Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná) que estejam com atraso de duas ou mais contas de energia, poderão quitar seus débitos com condições especiais de negociação, como isenção de juros ou parcelamento.

O executivo destaca ainda que a tarifa de energia elétrica considera uma provisão para a inadimplência, ou seja, o cliente que paga a conta sempre em dia, paga pelo inadimplente. “É uma regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A inadimplência acaba impactando os demais clientes, porque existe uma perspectiva de custo da distribuidora, e no momento que essa provisão eleva muito, corremos o risco de impactar. Nosso objetivo nosso é justamente esse, evitar que isso seja repassado [ao cliente]”, ressaltou.