Manter as mãos limpas depois da limpeza da casa, antes da alimentação e antes de trocar de roupa é imprescindível. No ambiente hospitalar os cuidados para a higienização das mãos é redobrado, pois o risco de contaminação dos pacientes é mais alto se os procedimentos necessários não forem seguidos.
Para evitar a disseminação de vírus, bactérias e fungos, a Santa Casa de Misericórdia promove a campanha Mãos Limpas – Paciente Seguro: Um Simples Gesto Muda Tudo, que esclarece sobre o assunto e ensina como os profissionais da saúde como devem proceder antes, durante e depois do contato com o paciente.
Como a nossa pele carrega vários microorganismos capazes de transmitir doenças por meio de um simples toque. O ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de prevenção de uma infecção. Fazendo isso, além de ajudar a remover toda sujidade, também elimina esses microorganismos das nossas mãos.
Para os profissionais da saúde, um passo a passo foi criado para garantir a eficiência da lavagem. Assim, os profissionais da Santa Casa de Misericórdia higienizam as mãos:
Antes de tocar no paciente;
Após tocar no paciente;
Antes de realizar procedimentos e ao manusear sondas, cateteres, drenos etc;
Antes de calçar luvas;
Após risco de exposição a sangue, urina, fezes e secreções (pus, secreção nasal);
E após tocar objetos e superfícies imediatamente próximas ao paciente.
Segundo especialistas, o tempo para a lavagem das mãos é de aproximadamente 60 segundos. É importante fazer espuma e não esquecer de lavar bem os punhos.