Usar a autoridade para conseguir vantagens, pegar dinheiro público para o próprio interesse, deixar de pagar impostos, burlar as leis de trânsito ou até mesmo falsificar uma carteira estudantil. Todos esses casos, são exemplos de corrupção. E você, como enxerga esse crime?
Para mobilizar as pessoas no combate à corrupção, foi lançada nesta segunda-feira (25) a Campanha internacional #CorrupçãoNão. Jovens de 16 a 33 anos são o principal público-alvo, já que as pesquisas mostram que é a juventude a parcela da população que mais se revolta com o tema.
Organizada pelo Ministério Público Federal, em parceria com a Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos, a campanha foi lançada também em mais 20 países.
O secretário de Cooperação Jurídica Internacional, Vladimir Aras, diz que nos últimos anos houve avanços e tanto na legislação brasileira como em acordos internacionais para o combate à prática.
O ranking de Transparência Internacional que analisa a percepção de corrupção ao redor do mundo aponta que o Brasil ocupa o lugar número 72 entre os 177 países. Está atrás de países como Chile, Uruguai, Costa Rica e Cuba. Já Dinamarca e Nova Zelândia estão no topo dos países mais honestos do mundo.
