×

Alagoas

Campanha alerta sobre formas de prevenir as hepatite virais

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Alagoas, para alertar a população sobre as principais formas de prevenção da doença, a semana de 28 de julho a 2 de agosto será marcada por uma série de ações educativas. Na segunda-feira (28),a partir das 9h, técnicos da Saúde irão realizar mobilizações nos sinais de trânsito de grande fluxo de veículos para distribuição de material educativo sobre a prevenção da doença.

A hepatite é uma inflamação do fígado. Existem cinco tipos de vírus causadores da doença: A, B, C, D e E. Em Alagoas, assim como no Brasil, os casos mais comuns são os tipos causados pelo vírus A, B e C. No período de 2000-2013, as hepatites virais afetaram mais de 5.600 pessoas no Estado.

Os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No entanto, estes sintomas, muitas vezes, são silenciosos, dificultando o diagnóstico, que é confirmado por meio de exames de sangue específicos.

O tratamento da hepatite viral depende da evolução clínica da doença e do tipo de vírus, além do diagnóstico agudo ou crônico. Em Alagoas, as unidades de referência para o tratamento da hepatite B e C são o Hospital Escola Hélvio Auto e Hospital Universitário. Este tratamento é realizado com medicamentos que estão disponíveis gratuitamente na Diretoria Estadual de Assistência Farmacêutica (DAF).

Prevenção – Para evitar a hepatite A é importante manter as mãos sempre limpas e higienizadas. Já a hepatite B e C podem ser evitadas com o uso de preservativos durante as relações sexuais, além de evitar o compartilhamento de seringas e contato com sangue.

Para a prevenção da hepatite B existe a vacina disponível nas salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que faz parte do calendário de vacinação da criança. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

A vacina contra a hepatite A entrou no calendário básico de vacinação infantil desde o último dia 15 de julho. Agora, crianças de 12 meses a menores de 2 anos já estão sendo imunizadas contra o vírus do tipo A. Já contra o vírus do tipo C, ainda não existe vacina, sendo necessário ficar atento para as medidas de prevenção.