A gastronomia é um dos principais atrativos para a atividade turística. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — Abrasel — em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, está desenvolvendo um programa intitulado ‘Caminhos do Sabor’. O programa está em fase de implantação em Maceió e já está em andamento em Maragogi, com o apoio da Secretaria de Estado Turismo.
De acordo com o presidente da Abrasel em Alagoas, Luiz Alberto Barbosa, o objetivo principal do programa é aumentar a competitividade do destino turístico a partir do estabelecimento de uma governança formada pelos empresários de Maceió, com visão de longo prazo.
“Queremos fomentar o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar gerando vantagens competitivas para o turismo, melhorando a capacitação profissional das empresas desse segmento, bem como dos seus gestores. Para isso, o primeiro passo é organizar o grupo gestor em Maceió, para, depois, iniciarmos ações para o benefício, também, do público consumidor”, afirma Luiz Alberto.
Todo o programa é aplicado sem qualquer custo para os empresários. A primeira reunião com empresários, entidades, a direção nacional da Abrasel e a Abrasel Alagoas ocorreu na sede da Setur, na última sexta, 30, para apresentação do projeto.