O Caminhão Outubro Rosa, que faz parte da campanha da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Grupo Delfin e Phillips do Brasil, continua na Praça Multieventos, na Pajuçara, das 8h às 18h. A ação, que prossegue até dia 30, visa oferecer mamografia às mulheres alagoanas com faixa etária de 40 a 69 anos. A iniciativa faz parte da campanha para prevenção e combate ao câncer de mama.
Além de Maceió, a campanha foi realizada em Palmeira dos Índios, Viçosa e Porto Calvo. Para ter acesso ao exame, as mulheres devem levar um documento oficial com foto, comprovante de residência e o cartão do SUS (cópias e originais).
O caminhão tem a capacidade de realizar 140 exames por dia e conta com a estrutura necessária para o diagnóstico. Além dos exames, os casos identificados serão encaminhados pelas secretarias municipais para realização do tratamento em unidades públicas de alta complexidade em oncologia que, em Alagoas, se concentrará na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
A mamografia de rastreamento pode ser requisitada pelo profissional médico ou enfermeiro, conforme especifica o Ministério da Saúde (MS), em seu Protocolo de Rastreamento para o Câncer de Mama. O serviço é disponibilizado durante todo o ano, pois é um exame que pode ser requisitado na rotina dos serviços do SUS. O projeto Outubro Rosa pretende realizar, até o final do mês, 7.200 mamografias e garantir que um maior número de mulheres receba o diagnóstico correto e tratamento adequado.