Cerca de 160 escolas devem ser visitadas em todo estado
O município de Penedo, assim como outras cidades alagoanas, receberá na segunda quinzena do mês de março, o projeto Luz do Saber, da Eletrobras Distribuição Alagoas. A nova etapa do projeto prevê a visita em unidades de ensino de Maceió e outros quinze municípios, escolhidos de acordo com o número de habitantes. No período de dois anos serão visitadas 160 escolas.
Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Coruripe, Rio Largo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, entre outros municípios, também receberão o caminhão do Luz do Saber utilizado para conscientizar professores e alunos sobre o uso eficiente de energia elétrica de maneira dinâmica e interativa.
“O objetivo é capacitar os educadores, por entender que eles são agentes multiplicadores de suma importância neste projeto, assim como os próprios alunos que disseminam o conhecimento em casa, pois no caminhão Luz do Saber, tudo é muito fascinante, dinâmico e interativo”, disse o gerente da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética, Marcelo Ximenes.
O planejamento para a segunda etapa do Projeto Luz do Saber, bem como os resultados alcançados na primeira fase, foram apresentados ontem à tarde, no auditório do prédio sede da Eletrobras Distribuição Alagoas, pela Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética. Na reunião, estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande) demais envolvidos na implantação do Projeto.
A primeira etapa levou doze meses para ser concluída. Três meses para a confecção da unidade móvel, o caminhão Luz do Saber, e durante nove meses foram realizadas as visitas nas escolas municipais e estaduais de Alagoas. O projeto percorreu 44 escolas de Maceió e 40 de Arapiraca, atingindo e superando todas as metas estabelecidas inicialmente, apesar das dificuldades encontradas tais como: greves, reformas e alterações do calendário escolar.
