×

Maceió

Caminhada marca Dia de Combate a Exploração Sexual infantojuvenil

Ato chamou a atenção para a importância de denunciar o crime

Uma caminhada pelas ruas do bairro Benedito Bentes marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Maceió. O evento, realizado nesta segunda-feira (18), faz parte das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para prevenir e combater esta prática na capital alagoana.

Dezenas de pessoas participaram do ato, que chamou a atenção para a importância de denunciar este tipo de crime. Profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do bairro e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Conjunto Cidade Sorriso distribuíram panfletos e outros materiais com os números e serviços disponíveis para as denúncias dos crimes de violação.

A banda de fanfarra formada pelas crianças e pelos adolescentes do Centro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Selma Bandeira levou cerca de 50 crianças para a ação. O comerciante local, Rondinelli Martins, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. Ele destacou a importância de se divulgar, além dos números dos órgãos que são responsáveis pela investigação, os conceitos desses crimes.

“Sei o significado e sei, também, que a exploração sexual é grave demais. O que me preocupa é que tem muita gente passando pela situação e nem faz ideia de que o crime que está presenciando é este. Acho importante uma ação de panfletagem, como essa, justamente por isso”, explica Rondinelli.

A coordenadora do Creas Benedito Bentes, Daniela Almeida, disse que desde o início deste ano, dois casos foram comprovados na região. “Infelizmente, a gente desconfia que esse número pode aumentar se as pessoas deixarem o silêncio de lado e começarem a denunciar. Mas outra situação que acaba se tornando mais um empecilho para o nosso trabalho é que a maioria dos casos envolvendo abuso sexual contra crianças acontece dentro do próprio lar da vítima. Isso é preocupante”, aponta Daniela.

“Estamos com uma programação para o mês de maio onde estamos fortalecendo as ações de combate a este tipo de exploração. Todos os Creas, Cras e Centros de Convivência estão engajados nos trabalhos para difundir que o abuso e a exploração sexual são crimes e precisam ser denunciados. Esta denúncia pode ser feita nos Creas, Conselhos Tutelares ou através do Disque 100”, reforça a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

18 de maio

O dia 18 de maio é uma data alusiva à conscientização dos cidadãos com foco no combate e na importância de se levar aos órgãos competentes os crimes de abuso e de exploração sexual. Na mesma data, em 1973, a menina Araceli Crespo saiu de casa para ir à escola e nunca mais voltou. Araceli tinha apenas 8 anos e foi violentamente assassinada num crime que chocou o Brasil.

Os acusados do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados. Em 1998, a data foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Crime

O abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção – é crime com pena de até 14 anos de prisão para o aliciador e se caracteriza pelo envolvimento de meninas e meninos em atividades sexuais, impróprias para a idade dos seus respectivos desenvolvimentos físico, psicológico e social.

De acordo com dados do Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, em Maceió 65 casos de abuso sexual foram registrados em 2014 e de janeiro a abril deste ano, 12 meninas e dois meninos já sofreram com a violência sexual.

Para denunciar, basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.

Programação

Dando continuidade à programação, a Semas, através do Creas Poço, realiza nesta terça-feira (19), às 9h30, uma palestra na Escola Lions – no Vale do Reginaldo – para crianças e adolescentes sobre a importância de denunciar o abuso e a exploração sexual.

A programação segue no dia 20, com panfletagem no Terminal Rodoviário João Paulo II, palestra na Escola Pedro Barbosa Júnior e no Cras Cacilda Sampaio. No dia 21, acontece apresentação artística e panfletagem no Mercado Público. No dia 22, a apresentação artística e panfletagem acontecem na Favela Mundaú. Já no dia 26, está marcada uma palestra na Escola de Ensino Fundamental Orlando Araújo e panfletagem num sinal de trânsito no bairro do Poço.