×

Maceió

Caminhada encerra a Semana de Prevenção de Acidentes

Caminhada na praia de Ponta Verde

Durante a semana das crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o núcleo de Escolas Promotoras de Saúde realizaram ações voltadas à prevenção da violência nas escolas em Maceió e no interior. Nesta sexta-feira (14), a programação, que fez parte da Semana de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas, foi encerrada com uma caminhada na praia de Ponta Verde. A ação contou com a participação de estudantes das escolas públicas, apresentação da Banda de Fanfarra da Escola Aurelina Palmeira e palhaços.

A Escola Promotora de Saúde é um programa que foi adotado pelo governo estadual como política de saúde, constituindo uma ferramenta que implanta atitudes e ambientes mais saudáveis dentro da Escola, desenvolvendo habilidades e estimulando a tomada de decisões por meio da responsabilidade individual, familiar e comunitária.

“Todo ano realizamos esse trabalho com o objetivo de incentivar a cultura da paz e educação. Com essa política iremos poder estimular ambiente mais saudáveis dentro das escolas, como a erradicação das drogas e violência”, ressaltou a técnica da área da Diretoria da Promoção da Sesau, Vanessa Carneiro.

De acordo com a responsável pelo Núcleo de Escolas Promotoras de Saúde, Malu Albuquerque, 12% dos alunos da rede pública estão envolvidos com algum tipo de droga. “Com essas ações queremos contribuir para reduzir a zero esse número. Assim conseguiremos reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde dos jovens e adolescentes”, afirmou.

A Escola Promotora está implanta em nove escolas na capital e 14 no interior, onde são realizadas ações de prevenção de acidentes e violência. “Esta semana uma aluna foi atropelada na faixa de pedestre em frente à escola. Essas ações são fundamentais para construir uma política de educação entre os condutores”, disse a estudante Joyce Alves do Escola Estadual Theonilo Gama.