
Crianças tomaram as ruas de Rio Largo
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi lembrado hoje (18 de maio) em Rio Largo/AL com uma caminhada pelas principais ruas do Centro da cidade. Estudantes das escolas públicas, professores, pais, funcionários públicos e membros do Conselho Tutelar fizeram um manifesto e alerta a sociedade para um problema que atinge a todas as classes sociais do País e que muita às vezes começa dentro de casa.
As crianças e adolescentes fizeram um “apitaço” e gritavam “Não a Pedofilia e Não ao Abuso e a Exploração Sexual”, além de distribuírem panfletos, folders, bottons e adesivos para a população. “Essa campanha nacional de conscientização é de extrema importância para toda a comunidade do nosso município, que convive com o problema todos os dias, principalmente nas áreas mais carentes, onde a desinformação ainda é muito grande. Não dá mais para fecharmos os olhos para esta questão. É preciso perder o medo e saber que é necessário denunciar qualquer tipo de violência sexual”, explica a secretária municipal da Assistência Social, Dione Moura.
A violência Sexual pode ocorrer de duas formas por meio do Abuso e da Exploração. O abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual da criança e do adolescente com intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração acontece de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Em Rio Largo as denúncias devem ser feitas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou pelos telefones (82) 3261-5433/5534. “Sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso Município, Estado e País”.