×

Maceió

Câmara de Maceió segue com discussão da LOA 2014

Vereadores voltam a se reunir amanhã, para segunda sessão

Nesta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Maceió seguiu com a tramitação da Lei Orçamentária Anual 2014. Por 17 votos a 2, os vereadores aprovaram o parecer apresentado pelo relator do Orçamento, vereador Zé Márcio (Pros), que aceitou o ingresso das 178 emendas apresentadas até a semana passada. De acordo com o projeto da LOA, o Executivo terá um total de R$ 2,033 bilhões para administrar este ano. A segunda sessão da segunda discussão está marcada para essa terça-feira (28), às 15h.

Estiveram na sessão 19 vereadores. Segundo Zé Márcio, as emendas aumentaram consideravelmente em relação ao Plano Plurianual, por exemplo, já que anteriormente, foram 36 emendas apresentadas. O vereador comemorou o que considerou como um avanço, inclusive, na qualidade das propostas. Ele explicou que o valor dos remanejamentos ainda não foi somado e que isso deverá ser feito pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento. Zé Márcio ainda explicou os procedimentos que precisam ser seguidos até a aprovação da LOA 2014.

A vereadora Heloisa Helena (PSOL) usou a tribuna para anunciar que votaria contra o parecer, pois não aceita politicamente nenhuma proposta que possibilite aumento no duodécimo do Legislativo. Ela reclamou de setores da imprensa que fazem jogo baixo e trabalham valorizando “o quanto pior, melhor” e inventando notícias para denegrir adversários, destacando ainda que a LOA 2014 poderia trazer mais investimentos nas áreas de Educação e Saúde. O vereador Cléber Costa (PT) também votou contra o texto.

Já o presidente Chico Filho (PP) destacou que a tramitação da LOA está sendo feita com celeridade, com o cumprimento de prazos para apreciação e emendas. Para o presidente, a Câmara fez um bom debate em dezembro durante as discussões que envolveram a elaboração do PPA 2014-2017.