O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Francisco Holanda Filho (PP), recebeu nesta sexta-feira (22) mensagem do prefeito Rui Palmeira que solicita a aprovação de reajuste salarial para os servidores municipais. A mensagem governamental com o projeto de lei institui o reajuste salarial de 9% para os servidores públicos municipais.
Segundo a proposta enviada, o aumento foi parcelado ao longo do ano da seguinte forma: 6% será retroativo a janeiro, 1,5% a partir de maio e mais 1,5% em outubro. Essa negociação garante a reposição do IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo] e mais de 3% de ganho real.
O prefeito Rui Palmeira, antes de enviar o projeto de lei à Câmara, destacou a importância do diálogo com os servidores e garantiu que o canal com a categoria está aberto para discutir as reivindicações do funcionalismo público municipal. “A situação não está fácil, mas estamos à disposição para conversar com os servidores e implementar todas as conquistas da categoria. A Câmara dará celeridade para votar o reajuste para que o aumento possa ser repassado para os servidores municipais”, disse o prefeito.
Rui falou ainda sobre a compreensão do funcionalismo, que entendeu as dificuldades do início da gestão. “Queremos que esse diálogo seja permanente. Tivemos alguns problemas, mas os servidores foram muito compreensivos e entenderam a situação”, frisou o prefeito durante a assinatura da mensagem.
O presidente da Câmara, Chico Filho ressaltou o empenho dos vereadores em assegurarem a conquista salarial dos servidores. Ele prometeu urgência na tramitação da mensagem governamental – que será lido em plenário já na próxima semana. Em seguida, serão enviados para emissão de parecer pelas comissões de Constituição e Justiça; Orçamento e Finanças e Administração e Servidores Públicos. Com pareceres favoráveis, o projeto volta ao plenário para apreciação em duas votações. Aprovado, segue para sanção do prefeito.
