A Câmara Municipal de Maceió realizou nesta sexta-feira (26), a eleição antecipada para a composição da nova Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. O edital de convocação havia sido publicado no Diário Oficial do último dia 16.
A nova composição da Mesa Diretora, assume os destinos do legislativo municipal, o próximo ano, terá Galba Novaes (PRB) – presidente; Francisco Holanda (PP) vice-presidente; Dino Filho (PCdoB) – segundo vice-presidente; Silvio Camelo (PV) – primeiro-secretário; Oscar de Melo (PP) – segundo-secretário; e Davi Davino (PP) – terceiro-secretário.
Dos 21 vereadores, compareceram 19. Foram 18 votos a favor e um em branco, que segundo Tereza Nelma, foi o dela.
Durante a sessão, a vereadora Tereza Nelma apresentou requerimento com objetivo de impugnar a eleição, já que segundo ela, a chapa inscrita é só formada por homens e fere uma emenda de sua própria autoria, que garante a participação de mulheres na Mesa Diretora.
O presidente da Mesa, Dudu Hollanda indeferiu o pedido, alegando que a convocação da eleição segue todos os critérios necessários e que qualquer questionamento deve ser feito na Justiça.
Falando sobre a eleição, o atual presidente da Câmara, vereador Dudu Hollanda, disse que a antecipação da eleição da Mesa é importante para que possa haver uma maior interação entre os seus atuais integrantes com os membros futuros. “Possibilitar a integração da futura Mesa Diretora com a atual, o que permite o completo acompanhamento e conhecimento pela sucessora do funcionamento da Casa Legislativa e das obrigações existentes” – explica
Para o vereador Oscar de Melo a eleição aconteceu de forma antecipada, porque a intenção é trazer tranqüilidade para a Casa. “A maioria dos vereadores temiam que as eleições do próximo ano para a Mesa Diretora, passasse pelas eleições deste ano. Neste sentido, votando de maneira antecipada, acabamos com qualquer possibilidade que este argumento possa prevalecer”, explicou.
Oscar disse ainda, que a nova Mesa Diretora pretende tornar ainda mais visível o trabalho da Câmara Municipal, melhorar o site oficial do legislativo municipal, além de discutir a necessidade de se fazer um concurso público.
