×

Maceió

Câmara homenageia personalidades com a Comenda Gerônimo Ciqueira

Plenário da Câmara de Vereadores de Maceió

A defesa incondicional da pessoa com deficiência em todos os lugares, em todos os momentos. Este foi o tom da sessão solene desta sexta-feira (27) que entregou a Comenda Gerônimo Ciqueira a sete personalidades que se destacam neste segmento da sociedade. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Maceió (CMM) e reuniu dezenas de pessoas e entidades que se destacam no cuidado e na defesa dos portadores de deficiência.

A Comenda é um reconhecimento a pessoas e entidades que se destacam no cuidado e na defesa das pessoas com deficiência. A sessão foi presidida pela vereadora Tereza Nelma, que criou a honraria. Ela lembrou que desde 2007, ano do falecimento do então deputado federal Gerônimo Ciqueira, a sessão pública é realizada na CMM, tanto como forma de homenagear a luta do parlamentar como também de reconhecer àqueles que dedicam suas vidas direta ou indiretamente à causa da pessoa com deficiência. “Este ano homenageamos pessoas de vários seguimentos, para mostrar a diversidade do mundo em que vivemos”, afirmou a vereadora.

Um dos agraciados foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra que falou sobre a homenagem. “Acredito que o grande mérito desta comenda está no trabalho social desenvolvido pelas Entidades da Indústria as quais tenho a satisfação de dirigir no Estado [Fiea, Sesi, Senai e IEL]”, destacou o empresário.

Como exemplo, ele citou o Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que em Alagoas é referência nacional e já capacitou, gratuitamente, cerca de 2.500 pessoas com deficiência; o Programa de Valorização das Diversidades da Fiea; o atendimento a alunos surdos nas escolas Sesi por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); entre outras ações de inclusão do Sistema Fiea.

Além de José Carlos Lyra, foram homenageados; Ana Regina Tenório Peixoto; Maria da Penha de Melo; Zesilda Pereira da Silva Acyoly; Jorge Luiz Silva; Jailton André da Silva e Jocelino de Araújo.

A deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB) que também esteve presente, aproveitou para destacar o projeto Jangada Acessível desenvolvido pelo arquiteto e homenageado Jorge Luiz Silva, que permite que cadeirantes possam visitar a piscina natural da orla de Pajuçara. Para ela, o projeto é uma referência nacional e termina espelhando o que foi a luta em vida do ex-vereador Gerônimo Ciqueira.

A comenda leva o nome do ex-vereador por Maceió, que foi presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Alagoas (Adefal) por mais de 20 anos e morreu de problemas respiratórios em Brasília, no exercício do primeiro de mandato de deputado federal, em 2007. Gerônimo sofria de talidomida, uma doença congênita que prejudica a formação dos membros e é fruto do uso do medicamento de mesmo nome, que deve ser evitado na gravidez.