Cícera Lourenço Pontes recebe comenda Arthur Ramos
A Câmara Municipal de Maceió realizou uma sessão especial para homenagear as médicas Cícera Lourenço Pontes Fon de Jesus e Sônia Maria Souza Cavalcanti. Elas foram agraciadas com a comenda Arthur Ramos, a maior honraria concedida aos profissionais da área de saúde que se destacam pelos seus relevantes serviços prestados ao município.
A entrega da comenda foi proposta pela vereadora Tereza Nelma e aprovada por unanimidade pela Casa de Mário Guimarães. A sessão contou com a presença de diversos profissionais da saúde, jornalistas, políticos, amigos e familiares das homenageadas.
“As duas médicas se destacam pelos seus trabalhos. Várias comendas se encaixavam para serem entregues a elas, mas escolhi a comenda Arthur Ramos, por ele ter sido um grande médico humanitário, assim como as doutoras Cícera e Sônia”, frisou Tereza Nelma.
Cicera Lourenço Pontes Fon de Jesus é médica neurologista e um nome de destaque para a associação de Parkinson do Estado. “Ela foi a idealizadora e fundadora da Associação de Parkinson de Alagoas, da qual é presidente. Na Pestalozzi, Cícera teve a oportunidade de fazer um ambulatório especifico para os pacientes dessa patologia e lutou pelos direitos dos pacientes”, ressaltou Tereza Nelma.
Ela acrescentou que Cícera Lourenço realizou o primeiro fórum de Parkinson do Estado, com o intuito de sensibilizar profissionais da saúde sobre o tratamento multidisciplinar.
Sônia Maria Souza Cavalcanti é médica, pós-graduada em saúde pública. É coordenadora do Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professora de medicina, odontologia, nutrição e farmácia. Dedicou seu trabalho à saúde coletiva e à educação sanitária.
“A doutora Sônia percorreu quase todos os municípios alagoanos, na tentativa de melhorar a qualidade de vida da população. É uma pesquisadora e estudiosa nos assuntos de saúde. Para a Câmara é uma honra outorgar essa comenda às duas médicas humanistas”, completou a vereadora.
