×

Política

Câmara dos Deputados instala CPI para investigar a UNE

A Câmara dos Deputados instala na próxima quarta-feira (8), uma Comissão Parlamentares de Inquérito (CPI), destinada a investigar o uso irregular de dinheiro público por parte da União Nacional dos Estudantes (UNE). A CPI será composta por 31 deputados e igual número de suplentes e um prazo de 120 dias, prorrogável até metade, para concluir os trabalhos.

A comissão, requerida pelo deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), irá investigar indícios de uso irregular de dinheiro público por parte da UNE, sob os seguintes aspectos: aplicação dos R$ 44,6 milhões recebidos a título de indenização da União Federal pelos danos sofridos na ditadura militar; e associação da UNE com uma investidora suíço-brasileira para a construção de um edifício comercial de 12 pavimentos na Praia do Flamengo, cidade do Rio de Janeiro/RJ, em terreno de sua propriedade.

Também serão levados em conta os seguintes aspectos: arrecadação e o destino da receita proveniente da confecção das carteiras de estudante nos últimos cinco anos; convênios da União Federal com a UNE no período 2006 a 2010 para apurar o uso irregular de receita pública em conjunto com o Tribunal de Contas da União, entre outras coisas.