O projeto de lei originário da Prefeitura de Maceió, que trata da realização de concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi aprovado nesta quinta-feira (23) pela Câmara de Vereadores. O projeto propõe a criação de mais 813 vagas na SMS, além de 20 novos cargos.
As vagas serão preenchidas por meio de concurso público, em data ainda a ser definida. A ampliação no número de vagas é justificada pelo prefeito Cícero Almeida por causa do “aumento da demanda de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital”.
O projeto prevê a oferta de vagas para os cargos de técnico administrativo (40 vagas), auxiliar administrativo (7), assistente administrativo (499), assistente social (7), atendente de consultório dentário (12), auxiliar de enfermagem (17), auxiliar de laboratório (3), auxiliar de serviços gerais (28), biólogo (1), educador físico (10), enfermeiro (9), engenheiro civil (2), farmacêutico (2), fisioterapeuta (2), e técnico em recursos humanos (1).
Já os cargos que devem ser criados são de auxiliar de prótese (1), biomédicos (12 cargos), protético (1), químico (2), técnico ambiental (2) e técnico em análise epidemiológica (2).
Serão reservados 5% das vagas criadas, em cada cargo, para serem preenchidas por pessoas com deficiência, respeitada a exigência da necessária aprovação no concurso e a preservação da ordem final de classificação.
Para virar lei, o projeto só depende, agora, da sanção do prefeito, o que deve acontecer tão logo ele receba a matéria de volta.