×

Maceió

Câmara de Vereadores aprova CEI para investigar acidentes na Braskem

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta terça-feira, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o vazamento de cloro registrado na Braskem e a atuação da empresa em Alagoas. O requerimento foi proposto pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) e foi assinado por 15 vereadores.

A comissão que deverá ser composta por cinco membros terá um prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos, a contar da publicação no Diário Oficial do Município. O requerimento contou com a assinatura dos vereadores dos Partidos PV, PT, PP, PRB, PTB e PSOL.

Hoje, os diretores da Braskem deveriam ter comparecidos na sessão ordinária da Câmara, mas informaram, por meio de nota, que não poderiam comparecer a sessão plenária.

O vazamento de gás, cuja origem ainda não foi divulgada oficialmente aconteceu por volta das 20 horas de sábado e afetou cerca de 130 moradores dos bairros do Pontal e Trapiche que apresentaram sintomas de falta de ar, vômitos e tonturas. Na madrugada de segunda-feira, um novo acidente ocorreu deixando um saldo de cinco funcionários feridos. De acordo com a diretoria da Braskem, o que ocorreu foi um rompimento de uma tubulação na Unidade de Cloro Soda.

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas também iniciou a apuração dos acidentes. O Autor do procedimento administrativo é o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Rodrigo Tenório que requisitou informações sobre o ocorrido à Braskem, ao Hospital Geral do Estado (HGE), ao Instituto do Meio Ambiente do Maceió ( IMA) e ao sindicato de trabalhadores de Comissão Prevenção de Acidentes (Cipa) dos funcionários da indústria.