×

Maceió

Câmara de Maceió realiza sessão sobre o Câncer de Mama

O plenário da Câmara Municipal de Maceió foi banhado pela cor rosa nesta segunda-feira (17), devido à sessão pública realizada para discutir o combate ao câncer de mama. A sessão fez menção ao movimento mundial Outubro Rosa e foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), que homenageou a médica ginecologista Marize Cristina e a economista e advogada Maria de Fátima Rocha, com a comenda Arthur Ramos e o Diploma de Mérito Pela Valorização à Vida, respectivamente, pelo importante trabalho desempenhado no combate ao câncer de mama.

Na ocasião, especialistas e a sociedade presente cobraram mais qualificação dos profissionais da rede pública de saúde, que trabalham com o diagnóstico da doença. Eles citaram a falta de estrutura das unidades de saúde como principal problema na luta contra o câncer.

“Nós vemos verbas direcionadas para combater este mal, mas nós não vemos nada acontecer, devido à falta de disposição dos gestores públicos. Em todo o Brasil, o número de mamógrafos é quase duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população, mas infelizmente a maioria deles está parada, ou por estar quebrado, como o do Pan Salgadinho, ou por ainda está encaixado, por falta de profissionais para manuseá-los” – disse Nadja Mara Reis Batista, presidente da Ong Renascer.

A dona de casa Elivalda Mendes de Carvalho, de 46 anos, emocionada, deu seu depoimento referente à doença. “Desde abril tenho corrido contra o tempo para receber o diagnóstico da doença. Após anos de muita luta, em vão, para conseguir fazer os exames pelo SUS, fui obrigada a fazer um plano de saúde para ver se a situação melhorava. Este ano fiz um exame e a médica disse que meu estado era gravíssimo, com setenta e cinco por cento de chances de estar com câncer de mama. Até hoje meu plano de saúde não liberou a biópsia para que o tratamento seja iniciado o quanto antes” – desabafou Elivalda.

Ao final da sessão, os participantes leram o esboço de uma carta que será entregue ao secretário estadual de saúde, Alexandre Toledo, cobrando apoio às mulheres acometidas com o câncer de mama e às que estão na idade de realizar o exame preventivo. “Vamos entregar esta carta no dia vinte e sete deste mês, cobrando que sejam realizadas políticas de prevenção ao câncer de mama e que o estado dê apoio total às mulheres diagnosticadas com a doença”, explicou Tereza Nelma.

Também a deputada federal Rosinha da Adefal destacou a importância do debate. “Essas discussões tem que ser feitas, mas precisamos de uma maior representatividade da sociedade. Temos que conscientizar nossos gestores de que a gente precisa cuidar das pessoas e desenvolver ações voltadas para o ser humano e deixar um pouco a cidade, o concreto, de lado. Se não houver pessoas, a cidade se torna fantasma” – disse a deputada.

Homenagem

No início da sessão, a vereadora Tereza Nelma realizou uma homenagem à médica ginecologista e voluntária da Ong Renascer, Marize Cristina, entregando-lhe a Comenda Artur Ramos. “Devido ao seu trabalho, a qual desde cedo Marize esteve dedicada aos estudos da medicina e em especial na busca de políticas públicas para o diagnóstico precoce do câncer de mama, por sua vontade de salvar as mulheres desta doença é que Marize merece esta homenagem”, disse Tereza.

Também a integrante da Rede Feminina de Combate ao Câncer Maria de Fátima Rocha, foi homenageada com o Diploma de Mérito Pela Valorização à Vida, devido aos trabalhos voltados para esta área. “Fátima já foi homenageada diversas vezes por conta de suas atividades em prol da saúde da mulher. Esta é mais uma forma de reconhecimento de sua luta para o bem de todos” – destacou a Tereza Nelma.

Participaram das sessões, solene e pública, integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Ong Renascer, o juiz de Direito da capital alagoana, Orlando Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores do Pilar, Afrânio Jorge, representantes da Superintendência de Atenção à Saúde no Estado de Alagoas, representantes do Pró Vida da Santa Casa e os vereadores por Atalaia Luiz Carlos Silva e Renato Rezende Filho, além da secretária de saúde do Pilar, Janaína Montenegro, da vereadora Silvania Barbosa (PTdoB) e do presidente do Conselho das Organizações Arnon de Mello, Carlos Mendonça.